Rede MLC
News

Dia do profissional de propaganda: Veja os maiores nomes da publicidade no Brasil

Garoto Bombril foi uma das criações de maior sucesso de Washington Olivetto - Foto: Divulgação
Publicidade

O mercado publicitário brasileiro já produziu verdadeiros ícones; veja alguns nomes.

Nesta quinta-feira (17), celebra-se o Dia do Profissional de Propaganda, uma data especial para homenagear aqueles que são responsáveis por criar campanhas criativas e impactantes que conectam marcas e consumidores. Esses profissionais atuam com maestria em diversas mídias — TV, rádio, internet, jornais entre outros —, com a missão de transmitir mensagens que influenciam e construir marcas de sucesso.

Atualmente, a profissão de publicitário no Brasil é regulamentada pela Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, e conta com a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), fundada em 1937, como órgão responsável por promover e organizar as atividades da classe.

O mercado publicitário brasileiro já produziu verdadeiros ícones, profissionais que transformaram a publicidade nacional com ideias inovadoras e abordagens criativas.

Veja alguns dos maiores nomes da propaganda no Brasil:

Washington Olivetto

Washington Olivetto é um dos publicitários mais premiados e influentes do Brasil. Fundador da agência W/Brasil, ele é responsável por campanhas que ficaram marcadas na memória popular, comoO primeiro sutiã a gente nunca esquece (Valisére) e a série de comerciais do Garoto Bombril, que se tornaram clássicos da publicidade.

O publicitário morreu no último domingo (13) por falência múltipla dos órgãos em um hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 5 meses por complicações pulmonares.

Garoto Bombril foi uma das criações de maior sucesso de Washington Olivetto – Foto: Divulgação
Roberto Duailibi

Co-fundador da DPZ (Duailibi, Petit e Zaragoza), uma das maiores agências de publicidade do país, Roberto Duailibi foi o criador de campanhas de grande impacto para marcas como McDonald’s e Itaú.

Além de ser um nome de peso no setor, ele é co-autor do livroCriatividade & Marketing”, que reflete a vasta experiência e visão sobre a importância da criatividade no mundo dos negócios.

Roberto Duailibi – Co-fundador da DPZ (Duailibi, Petit e Zaragoza) – Foto: Divulgação

Alex Periscinoto

Inovador e visionário, Alex Periscinoto liderou a AlmapBBDO, uma das principais agências de publicidade do país. Ele contribuiu para moldar o conceito de marketing criativo no Brasil e deixou um legado de campanhas memoráveis.

Periscinoto sempre acreditou no poder da comunicação criativa para transformar marcas e conquistar o público. O publicitário morreu em 2021, aos 95 anos, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19.

Alex Periscinoto, um dos ícones da publicidade brasileira – Foto: Divulgação
Nizan Guanaes

Fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes transformou a visão estratégica em resultados de grande impacto no mercado. Ele foi responsável por tornar marcas como Skol e Itaú — verdadeiros ícones do marketing brasileiro.

O grupo se tornou o maior conglomerado de comunicação da América Latina, posicionando-o como um dos maiores empresários do setor.

Nizan Guanaes
Nizan Guanaes, publicitário, empresário e fundador da N ideias, consultoria de estratégia de comunicação para grandes empresas brasileiras – Foto: Divulgação
José Zaragoza

Outro co-fundador da DPZ, José Zaragoza foi uma das mentes mais criativas da publicidade brasileira. Ele desenvolveu campanhas marcantes para grandes marcas como Perdigão e Fiat, além de se destacar como diretor de arte.

A visão artística e criativa de Zaragoza ajudou a elevar o nível das produções publicitárias no Brasil. José Zaragoza morreu em 2017, com mais de cinco décadas de atuação na publicidade brasileira.

José Zaragoza, Outro co-fundador da DPZ – Foto: Divulgação
Julio Ribeiro

Fundador da Talent, Julio Ribeiro criou campanhas que se tornaram referência em eficiência e criatividade, como a famosa campanha do Posto Ipiranga. Ele acreditava que a propaganda precisava ser criativa, mas também eficiente, garantindo resultados concretos para os clientes.

Júlio Ribeiro, considerado o papa do planejamento criativo, morreu em 2017, aos 85 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.

Júlio Ribeiro
Morre Júlio Ribeiro, papa do planejamento criativo – Foto: Divulgação

William Bonner

Muitos conhecem William Bonner como jornalista e apresentador do Jornal Nacional, mas poucos sabem que ele também é publicitário de formação. Bonner estreou na televisão em 1985, na TV Bandeirantes, e logo se consolidou como um dos principais nomes do jornalismo brasileiro.

Além da atuação na TV, ele traz consigo a bagagem da publicidade, mostrando a versatilidade da sua carreira.

William Bonner, apresentador do Jornal Nacional – Foto: Divulgação

Esses profissionais e suas histórias de sucesso ilustram a importância do trabalho dos publicitários no Brasil.

O talento, a criatividade e a visão estratégica desses profissionais fazem com que a publicidade seja uma ferramenta poderosa de comunicação e conexão entre marcas e consumidores, impactando não só o mercado, mas também a cultura e o cotidiano do país.

 

Publicidade

Leia mais

Nova CNH para carros automáticos em 2025? Entenda a polêmica

Indra Miranda

Pessoas com Deficiência podem retirar carteiras de identificação a partir desta sexta-feira (22)

Lucyana Gadelha

Departamento de Justiça dos EUA pede que Google venda o navegador Chrome

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais