A última vez que Neymar jogou foi em outubro do ano passado, durante o confronto entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Após mais de um ano afastado devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, Neymar voltou aos campos nesta segunda-feira (21), durante o confronto entre Al-Hilal e Al-Ain, pela Liga dos Campeões da Ásia. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, venceu o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, por 5 a 4, pela terceira rodada da Liga dos Campeões da Ásia.
Neymar entrou em campo aos 31 minutos do segundo tempo, substituindo Nasser Al-Dawsari, e jogou por cerca de 28 minutos.
A última vez que Neymar jogou foi em outubro do ano passado, durante o confronto entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, quando sofreu uma lesão. Desde então, o jogador passou por cirurgia devido uma leão no joelho e um longo processo de recuperação.
A expectativa pela volta de Neymar cresceu nos últimos dias, depois que o técnico Jorge Jesus afirmou que ele estava em boas condições para a partida desta segunda-feira.
O brasileiro treinou com o restante do elenco no último domingo (20) e foi relacionado para o confronto nos Emirados Árabes.
Com a volta aos campos, cresce a expectativa em torno de uma possível convocação de Neymar para a seleção brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) monitora a situação do jogador, com vistas à convocação para a data Fifa de novembro, quando o Brasil enfrentará a Venezuela, fora de casa, e o Uruguai, em Salvador.
A pré-lista de convocados precisa ser enviada aos clubes até dia 27 de outubro, e a definição dos 23 nomes será divulgada no dia 1º de novembro.
Antes disso, Neymar ainda terá a chance de mostrar a forma em mais dois jogos pelo Al-Hilal: contra o Esteghal, do Irã, pela Liga dos Campeões da Ásia, no dia 4 de novembro, e contra o Al Taee, pela Copa do Rei da Arábia Saudita, em 29 de outubro.
A participação de Neymar nesses jogos será fundamental para a possível convocação, aumentando as chances de o atacante voltar a brilhar com a camisa da seleção brasileira.
Al-Ain x Al-Hilal: escalações
Escalação do Al-Ain: Eisa; Al Ahbabi, Abbas (Sanabria), Cardoso (Hashemi) e Park (Infantino); Palacios e Kouadio; Erik (Salomoni), Traroé (Laba) e Kaku; Rahimi. Técnico: Hernan Crespo.
Escalação do Al-Hilal: Al-Rubaie; João Cancelo, Koulibaly (Tambakti), Albulayhi e Renan Lodi; Nasser Al-Dawsari (Neymar), Rúben Neves (Kano) e Milinkovic-Savic; Malcom, Mitrovic (Khalifah Al-Dawsari) e Salem Al-Dawsari. Técnico: Jorge Jesus.