O Brasil tem cinco nomes concorrendo a prêmios: o atacante Vini Jr., Savinho, as jogadoras Gabi Portilho, Tarciane e o técnico Arthur Elias.
Nesta segunda-feira (28), a revista France Football realiza a 68ª edição e entrega o prêmio da Bola de Ouro 2024. O evento será realizado no Théâtre du Châtelet, a partir das 16h (horário de Brasília), em Paris.
A transmissão do evento será realizada pela TNT, na TV fechada, e no serviço de streaming Max.
A France Football faz uma lista de 30 finalistas, – 20, no feminino -, e a submete a jornalistas de diferentes países, onde cada um faz o Top-5, e as pontuações são dadas por posição. O melhor colocado leva a Bola de Ouro.
O atacante Vini Jr., do Real Madrid e da Seleção Brasileira, é o grande favorito no futebol masculino. Ele é o único jogador brasileiro na lista de 30 nomes.
Ainda no futebol masculino, Savinho, do Manchester City, foi indicado para melhor jogador sub-21 do mundo, o troféu Kopa.
No prêmio mais importante da categoria feminina, o Brasil tem duas finalistas: Gabi Portilho (Corinthians) e Tarciane (Corinthians/Houston Dash). Já no ano passado, Debinha foi a única representante na lista de melhores jogadoras e terminou na 28ª posição.
Lionel Messi foi o campeão na última edição do prêmio francês. Ele e Cristiano Ronaldo, os dois maiores ganhadores do troféu, não estão entre os finalistas de 2024.
Prêmios que serão distribuídos:
- Bola de Ouro masculina: ao melhor jogador da temporada 2023/24;
- Bola de Ouro feminina: à melhor jogadora da temporada 2023/24;
- Troféu Yashin: ao melhor goleiro da temporada 2023/24;
- Troféu Kopa: ao melhor jogador sub-21 da temporada 2023/24;
- Clube do ano: prêmio ao clube mais vitorioso em todas as categorias;
- Treinador do ano: prêmio ao melhor treinador de um clube ou seleção masculina e feminina;
- Troféu Gerd Müller: ao jogador com mais gols por seleção e clube na temporada 2023/24;
- Prêmio Sócrates: reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais.