Responsabilidade da Prefeitura de Villa Gesell também está sendo apurada.
O desabamento do Apart Hotel Dubrovnik, em Villa Gesell, na Argentina, está sendo investigado como culposo: até o momento quatro pessoas já foram detidas, entre elas o mestre de obras e três operários que trabalhavam nas obras de reforma do edifício. Dois arquitetos responsáveis por uma obra no local também são investigados.
Prefeito da cidade, Gustavo Barreras, ressaltou que foi permitida a construção de um elevador na parte frontal do edifício e que não tinha comunicação com a torre: “Há autorização para mudar de piso, para não mexer na estrutura”, observou.
Segundo o site Infobae, os filhos dos criadores do hotel entregaram a administração do local a uma Sociedade Anônima “recentemente”. Esta sociedade seria a responsável por solicitar obras de renovação no local.
“O mestre de obras e três operários estão detidos em uma delegacia da polícia de Buenos Aires. Também está sendo investigada a possível responsabilidade de dois arquitetos que estavam encarregados da obra realizada no prédio que desabou”, explicaram fontes judiciais qualificadas ao jornal argentino La Nacion.
Segundo a reconstrução feita pelos investigadores, durante o momento do desabamento havia nove pessoas no hotel, que ainda estão sendo procuradas sob os escombros com o auxílio de cães especializados.
- Leia Mais: Hotel de dez andares desaba, mata ao menos uma pessoa e deixa outras soterradas na Argentina
A morte de um homem foi confirmada. Federico César Ciocchini, de 84 anos, foi encontrado morto nos escombros na manhã de quinta-feira (29), segundo portais locais.
María Josefa Bonazza, de 79 anos, foi a única sobrevivente encontrada até o momento. A idosa estava no prédio ao lado do hotel junto ao marido, Federico, e foi levada por uma equipe de bombeiros, que a carregaram de maca.
Segundo o portal Infobae, ela recebeu primeiros atendimentos e foi levada de helicóptero ao Hospital Interzonal General de Agudos “Dr. Oscar E. Alende”, na cidade vizinha de Mar de Plata.
“A senhora chegou em boas condições, entendeu as ordens, o estado neurológico dela era ótimo. Ele teve ferimentos diversos, hematomas em ambos os membros superiores. Fizemos todos os estudos pertinentes”, disse o secretário de saúde de Villa Gesell, Miguel Muñoz.