Rede MLC
Meio Ambiente

Com chuvas abaixo da média, Rio Negro pode bater nova baixa recorde até dezembro, segundo a SGB

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

Relatório sobre deslizamento do Porto da Terra Preta ema Manacapuru também foi divulgado.

O nível do Rio Negro baixou em 32 centímetros nos últimos 7 dias, atingindo 12,18 metros nesta quinta-feira (31). Apesar do estado já ter registrado algumas ocorrências, as chuvas continuam abaixo da média e, segundo os dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o rio continua secando.

O repiquete pode fazer com que o Rio Negro alcance as duas menores cotas da história apenas neste ano, chegando a menos de 16 metros.

“A expectativa é que o nível fique abaixo de 16 metros até a segunda quinzena de dezembro. Estamos em 12 e pouco, ele vai permanecer mais ou menos nessa cota por uns dias e aí a tendência é que ele volte a subir, mas abaixo da cota 16 até mais ou menos o Natal, o Réveillon”, disse a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, em entrevista coletiva na tarde desta quinta.

Em Manaus, o Rio Negro chegou a atingir 12,11 metros, o menor nível já registrado em mais de 120 anos de medição. Esse fenômeno alterou o cenário do Encontro das Águas, fazendo com que o dinheiro movimentado pelo turismo diminuísse e levou a prefeitura de Manaus a interditar a Praia da Ponta Negra.

Na mesma coletiva, também foi apresentado o relatório do desabamento ocorrido no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, ocorrido no início do mês do outubro.

Segundo a diretora, o local é “naturalmente erosivo” e o incidente foi ocasionado pelo fenômeno conhecido como terras caídas (deslizamento de terra), agravado pela seca e por “ação humana”.

“Aquela margem é naturalmente erosiva. Mas ali também tinha um aterro que foi construído em região de solo inconsolidado, ou seja, mais frágil e que não aguenta uma carga extra. Então, basicamente foi isso”, disse.

O incidente ocasionou o óbito de uma criança de 6 anos e um homem de 30, que estavam no local durante o momento. As buscas duraram em torno de uma semana e o local segue interditado.

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais