Polícia Civil do Rio de Janeiro apreende joias e busca influenciadores em esquema de rifas manipuladas.
Nesta sexta-feira (1º), a influenciada digital Vivi Noronha, esposa do funkeiro Poze do Rodo, é alvo da operação Rifa Limpa, liderada pela Delegacia de Defraudações da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A operação investiga um esquema de sorteios ilegais realizados nas redes sociais, onde descobriu um aplicativo não auditado utilizado para manipular os resultados das rifas.
De acordo com a investigação, os benefícios oferecidos incluíam transferências de valores elevados via Pix e até cirurgias plásticas com o cirurgião equatoriano Bolívar Silva. Silva, que já foi preso em 2022 por manter um paciente em cárcere privado após complicações em uma cirurgia e também investigado pela Rifa Limpa.
Fazer rifas no Brasil requer autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda. A prática também é exclusiva de instituições sem fins lucrativos.
Além de Vivi Noronha, outros influenciadores estão na mira da operação, incluindo Jonathan Costa, conhecido como Jon Jon, e Roger dos Santos, o Roginho Dú Ouro.
Como parte das medidas, a polícia realizou buscas e apreensões nas residências dos investigados. Durante a ação, todas as joias de Poze do Rodo, que se casaram com Vivi em 26 de outubro, foram recolhidas.
- Leia também: Advogada e influencer Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais