Rede MLC
Política

Governador de Roraima pede a Lula presídio federal para venezuelanos

Governador de Roraima, Antonio Denarium - Foto: Reprodução
Publicidade

Governador também defende a extradição de estrangeiros presos e destaca impacto na segurança pública do estado.

Em reunião realizada nessa quinta-feira (31) no Palácio do Planalto, o governador de Roraima, Antonio Denarium, fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela revisão da lei de imigração brasileira. Denarium apresentou preocupações com a segurança pública do estado devido ao aumento do fluxo de venezuelanos, muitos dos quais, segundo ele, estão no país sem documentos e sem antecedentes criminais.

O governador expõe a necessidade de um presídio federal exclusivo para abrigar venezuelanos que cumpram pena em Roraima e solicita, ainda, que seja autorizado a extradição dos estrangeiros presos para seus países de origem.

Governador de Roraima defendeu a construção de um presídio apenas para venezuelanos
Governador de Roraima defendeu a construção de um presídio apenas para venezuelanos – Foto: Divulgação/Agência Brasil

Eu solicito uma revisão na lei de migração do Brasil. Eles entram no Brasil como refugiados. E muitos deles, a maioria, praticamente 100%, não apresenta nenhum tipo de documento e nem de antecedentes criminais. Já solicitei ao Ministério da Justiça a construção de um presídio federal em Roraima para abrigar os venezuelanos. E que também possa ser feita a extradição deles para o país de origem”, afirmou Denarium.

De acordo com o governador, a crise humanitária na Venezuela intensificou o fluxo migratório para o Brasil, com mais de 4 milhões de venezuelanos deixando o país nos últimos anos, dos quais 1,2 milhão optaram pelo Brasil como destino. 

Segundo informações da Polícia Federal, do Exército Brasileiro e da Operação Acolhida, cerca de 70% desses imigrantes entraram pelo estado de Roraima, que atualmente abrigam mais de 180 mil venezuelanos.

O Denarium também ressaltou o que o sistema prisional do estado registra 515 venezuelanos condenados, e afirma que isso representa um peso para o orçamento estadual.

“A segurança pública [de Roraima] é uma das mais atingidas, hoje, 30% das ocorrências na Polícia Militar e na Polícia Civil é com envolvimento de venezuelanos. Nós temos, no sistema prisional de Roraima, 515 venezuelanos que foram condenados pela justiça brasileira é praticamente um presídio para manter os venezuelanos e a manutenção é muito cara”, relata o governador.

A proposta de Denarium, se aprovada, pode levar a mudanças significativas na legislação migratória brasileira e nas estratégias de acolhimento e integração de imigrantes.

Publicidade

Leia mais

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Moraes cita a si mesmo 44 vezes para liberar ação da Polícia Federal

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais