Rede MLC
Política

STF promove audiência pública para debater isenção tributária de agrotóxicos

Realização de uma audiência pública é considerada vitória dos movimentos socioambientais - Foto: Divulgação/STF
Publicidade

Ministro Edson Fachin destaca discussão ampla e transdisciplinar sobre tema que envolve saúde, economia e direito.

Nesta terça-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza uma audiência pública para discutir a isenção tributária de agrotóxicos no Brasil, tema da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5553, sob relatoria do ministro Edson Fachin. 

A pauta, apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), questiona normas tributárias que beneficiam o setor agroquímico, incluindo o Convênio 100/1997 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reduz em 60% a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre agrotóxicos, e alíquota zero de Produtos Industrializados (IPI) para alguns desses produtos.

STF discute nesta terça isenção de impostos sobre agrotóxicos – Foto: Reprodução

Fachin destacou a importância de uma abordagem transdisciplinar para o debate, abrangendo temas de saúde humana, questões econômicas e de direito, além de implicações para o comércio internacional.

A abertura da audiência pública a mais de 40 representantes de setores diversos, incluindo governo, academia e sociedade civil, busca, segundo o ministro, garantir uma discussão “plural e diversa” com inscrições selecionadas de forma “imparcial”.

O julgamento da ADI 5553 teve início em 13 de junho, quando Fachin apresentou o relatório inicial e as manifestações das partes envolvidas e de terceiros interessados. No entanto, o Plenário acatou a sugestão do relator para a realização de uma audiência pública, que visa elucidar aspectos técnicos sobre o impacto dos agrotóxicos e sua regulamentação, especialmente à luz da nova Lei 14.785/2023.

O que está em debate

Durante a audiência, serão discutidos os benefícios e malefícios da desoneração tributária dos produtos agroquímicos. Os defensores da autorização alegam que ela é crucial para a competitividade da agricultura brasileira e para o controle de legislações e doenças nas lavouras. 

Por outro lado, os críticos afirmam que o incentivo fiscal aumenta o uso de agrotóxicos, com riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.

A audiência pública está sendo transmitida ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube, permitindo amplo acompanhamento da sociedade sobre o tema.

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais