O encontro é fechado e não há previsão de entrevista coletiva dos participantes ao fim da reunião.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), participa nesta terça-feira (5) de uma reunião com ministros e autoridades do governo para discutir as medidas de corte de gastos planejadas para este ano. O Palácio do Planalto informou que o encontro, inicialmente previsto para as 16h, foi antecipado para o início da tarde.
Entre os participantes estão os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência Social), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação). O encontro é fechado à imprensa e não há previsão de entrevista coletiva ao final.
Na segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu a equipe para debater o pacote de contenção de gastos, mas o encontro terminou sem um anúncio oficial, com novas reuniões programadas entre ministros para aprofundar o tema. O objetivo do governo é finalizar a divulgação e definir as medidas ainda nesta semana.
Segundo Haddad, as medidas de corte de gastos estão “muito adiantadas”, com previsão de anúncio para os próximos dias. A pedido do presidente, o ministro cancelou a viagem oficial à Europa para concentrar-se nos ajustes finais do pacote de contenção.
“A minha ida [à Europa] estava dependendo dessa definição, se nesta semana ou na semana que vem que seriam feitos os anúncios. Como o presidente pediu para ficar e como as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico, acredito que nós estejamos prontos nesta semana para anunciar”, afirmou Haddad, sem especificar dados.
O ministro destacou que técnicos foram chamados a Brasília para apresentar detalhes do pacote a Lula, que teria passado o fim da semana trabalhando nas definições.
Apesar de indicar que o processo está na fase final, o governo mantém cautela e não divulga dados específicos para o anúncio final das medidas.