Rede MLC
News

Empresa chinesa adquire maior reserva de urânio na Amazônia

A barragem da mineradora utilizada para geração de energia elétrica —Foto: Divulgação/Taboca
Publicidade

Reserva mineral é em Presidente Figueiredo, a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus.

A China Nonferrous Trade Co. Ltd. (CNT), subsidiária do grupo estatal China Nonferrous Metal Mining Group Co., anunciou a aquisição da maior reserva de urânio do Brasil, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.

A transação foi comunicada nesta terça-feira (26) e já foi anunciada nas bolsas internacionais antes mesmo de um posicionamento oficial robusto do governo brasileiro.

A transferência de 100% é referente às ações da mineradora brasileira Mineração Taboca, que opera na mina de Pitinga, uma área próxima à hidrelétrica de Balbina.

🔶China compra maior reserva de urânio do país localizada no Amazonas –  Foco no fato
China compra maior reserva de urânio do país localizada no Amazonas — Foto: Divulgação

A mina de Pitinga, explorada desde 1969, possui vastas reservas de urânio, metal utilizado tanto na geração de energia nuclear quanto na fabricação de armamentos. No Brasil, 99% do urânio é destinado à produção de energia elétrica em usinas nucleares.

O negócio foi realizado pela Minsur S.A., empresa peruana que detinha o controle da Mineração Taboca.

Em comunicado oficial, a Taboca destacou: Este novo momento é estratégico e constitui uma oportunidade de crescimento para a Mineração Taboca”. O anúncio da venda foi feito nas bolsas de valores de Pequim e Lima.

Reserva mineral é em Presidente Figueiredo, a pouco mais de 100 quilômetros de Manaus — Foto: Divulgação

A reserva, agora sob controle chinês, está localizada a 107 quilômetros de Manaus, na região metropolitana da capital amazonense, e é acessada pela rodovia federal BR-174, que liga a área às fronteiras com Venezuela e Guiana, pelo estado de Roraima.

A negociação foi oficialmente comunicada ao governo do Amazonas na tarde desta terça-feira (26). Não foram divulgados detalhes financeiros do acordo ou eventuais condições associadas à operação.

 

Publicidade

Leia mais

Mais de 27 mil Carteiras de Identidade aguardam para serem retiradas nos PACs em Manaus

Lucyana Gadelha

Mulher de 31 anos morre após passar mal em hidrolipo em clínica estética de São Paulo

Lucyana Gadelha

Semasc informa indisponibilidade temporária do sistema do Cadastro Único

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais