A pena específica para quem maltrata cães e gatos corresponde de dois a cinco anos de reclusão.
Nesta quarta-feira (27), um homem, de 30 anos, foi preso pelo crime de maus-tratos contra nove cachorros, após denúncias anônimas. Ele deixava os animais em condições precárias, sem água e alimento, por vários dias.
Segundo a delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), as denúncias recebidas indicavam que uma cadela adulta e oito filhotes estavam sendo maltratados pelo suspeito.
“Com base nas informações recebidas, nos deslocamos até o local e encontramos os animais com sinais de desnutrição, vivendo em um ambiente apertado, sem acesso à água e alimentação”, explicou a delegada.
Renato Oliveira da Costa foi preso em flagrante e conduzido à sede da Dema, no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
- Leia também: Criança de 9 anos invade hospital veterinário e mata 23 animais no Paraná
- Duas mulheres são presas suspeitas de maus-tratos contra animais em Manaus
Os animais foram levados para uma clínica veterinária para tratamento e, posteriormente, serão encaminhados a uma Organização Não Governamental (ONG) especializada, onde serão adotados.
Renato Oliveira da Costa foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.
A pena específica para quem maltrata cães e gatos corresponde de dois a cinco anos de reclusão.
Veja abaixo as condições em que os animais foram encontrados:
Denúncia
O Boletim de Ocorrência (BO) de maus-tratos a animais pode ser registrado na sede da Dema, ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ao local do fato.
A denúncia também pode ser formalizada pelo 181, da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.