Rede MLC
Meio Ambiente

Defesa Civil emite alerta para incêndios e qualidade do ar em municípios do AM

Apenas em Manaus, foram registrados 2.561 incêndios — Foto: Divulgação
Publicidade

No domingo (1º), sensores de qualidade do ar em diversos municípios registraram níveis considerados ruins.

Nesta segunda-feira (2), a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta para a possibilidade de incêndios florestais em cinco municípios: Novo Aripuanã, Careiro, Itacoatiara, Manicoré e Manaus. O estado, que enfrenta os severos efeitos da estiagem, permanece em situação de emergência em todos os seus 62 municípios.

Desde junho até o final de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu mais de 22,4 mil focos de incêndio. Apenas em Manaus, foram registrados 2.561 incêndios, enquanto o interior do estado contabilizou 19.904 ocorrências.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) intensificou as ações de fiscalização, resultando em 462 embargos que atingiram 24.278 hectares de áreas.

Além disso, foram aplicadas multas que somam R$ 213,4 milhões, com 420 autos de infração emitidos, 71 termos de apreensão e 196 detenções realizadas em resposta às práticas ilegais associadas à degradação ambiental.

Para conter os impactos da crise ambiental e social, mais de 3 mil toneladas de alimentos foram distribuídas às comunidades mais afetadas. Além disso, 41 purificadores de água foram instalados, sendo 8 na região do Alto Solimões, e 4.532 caixas d’água foram entregues para melhorar o acesso à água potável.

No domingo (1º), sensores de qualidade do ar em diversos municípios registraram níveis considerados ruins, especialmente nas áreas com maior concentração de focos de incêndio.

O alerta destaca que, após 24 horas de exposição, os efeitos na saúde podem ser sentidos pelo público em geral, com riscos mais graves para grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias pré-existentes.

Publicidade

Leia mais

Com Rio Negro abaixo de 15 metros, praia da Ponta Negra continua interditada

Lucyana Gadelha

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais