Rede MLC
Política

Projeto de lei propõe aumento de pena para crimes de venda ou entrega de filhos no Brasil

Chris Tonietto alerta para expressivo aumento no número desse tipo de crime — Foto: Divulgação
Publicidade

Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2893/22, que endurece as penas para quem oferece ou entrega filhos a terceiros em troca de pagamento ou recompensa. A proposta, de autoria do deputado David Soares (União-SP), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ainda será analisada por outras instâncias.

Atualmente, a legislação prevê reclusão de 1 a 4 anos e multa para esse tipo de crime. O projeto propõe o aumento da punição para reclusão de 4 a 10 anos e multa, justificando o endurecimento com o objetivo de coibir práticas que violam gravemente os direitos das crianças.

Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Dep. Chris Tonietto (PL - RJ)
Chris Tonietto alerta para expressivo aumento no número desse tipo de crime — Foto: Divulgação

A relatora do projeto, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), destacou o aumento expressivo de casos relacionados a esse crime no Brasil. Segundo ela, “o cenário atual realmente justifica a intervenção do direito penal na conduta ilícita, com o endurecimento das penas previstas para o crime”.

Com a aprovação na comissão, o texto segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

 

Publicidade

Leia mais

Após reunião com Haddad, Braga diz que trabalha para fechar o relatório da regulamentação da reforma

Lucyana Gadelha

Jader Filho: Minha Casa, Minha Vida não será afetado por pacote fiscal do governo

Indra Miranda

STF condena 310 pessoas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais