O Hospital-Dia será de média complexidade.
O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou na última terça-feira (3), o projeto para o primeiro Hospital-Dia da capital amazonense. A unidade será destinada à realização de procedimentos de média complexidade, incluindo exames endoscópicos e cirurgias. A previsão de entrega é de um ano após a conclusão do processo licitatório.
O anúncio aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizada na zona Centro-Sul da cidade, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
O hospital será construído no Parque Mosaico, zona Oeste de Manaus, com uma área que varia entre 3.800 e 4.100 metros quadrados. O investimento total será de até R$ 15 milhões, obtidos por meio de uma parceria público-privada.
Com foco em procedimentos de média complexidade, o Hospital-Dia oferecerá serviços clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico, com internações limitadas a até 12 horas. O prefeito destacou a importância da unidade para a saúde pública da cidade.
“Esse hospital é um sonho da nossa gestão. Durante a campanha, uma das nossas principais bandeiras foi a construção do Hospital-Dia. Hoje, temos recursos assegurados, o projeto em mãos e estamos avançando no planejamento, que prevê cinco salas de cirurgias e duas salas de procedimentos”, afirmou David Almeida.
Serviços e estrutura
O Hospital-Dia será equipado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral.
Entre os serviços previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.
A unidade terá uma estrutura moderna, que inclui recepção com capacidade para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculina e feminina, com aproximadamente 80 leitos, além de ambientes administrativos e de apoio, como cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.
O Hospital-Dia segue o modelo previsto pelo SUS, que visa oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento hospitalar convencional.