Mais de 200 mil animais estão sob tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país.
No Brasil, cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em condições de vulnerabilidade, de acordo com um estudo recente do Instituto Pet Brasil. Uma pesquisa, realizada em novembro de 2024, busca promover a conscientização sobre o combate ao abandono de animais de estimação no país.
De acordo com os dados, aproximadamente 201 mil animais estão sob os cuidados de ONGs ou grupos de protetores independentes. Entre eles, os gatos representam uma maioria, correspondendo a 92% , enquanto os cães somam apenas 8% .
Em março deste ano, o Senado Federal deu um passo importante ao aprovar o Projeto de Lei (PL) 6.404/2019, que propõe instituir oficialmente o “Dezembro Verde” como campanha de conscientização sobre o abandono de animais.
Apesar de ainda depender da aprovação na Câmara dos Deputados, a campanha já é promovida em todo o país por meio de ações educativas que destacam a gravidade do abandono, considerado crime desde 1998.
Iniciativas de conscientização
A campanha também tem ganho o apoio de empresas e organizações. Nesta segunda-feira (9), a Guabi Natural lançará a plataforma “Um pet é para sempre”, voltada para a conscientização da população.
A ação interativa, desenvolvida para tutores de animais, pretende chamar a atenção para a responsabilidade envolvida na adoção e cuidado com os animais de estimação.
O estudo do Instituto Pet Brasil foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e traz à tona a necessidade de engajamento da sociedade no combate ao abandono de cães e gatos.