Rede MLC
Economia

“Taxa das blusinhas” mais alta: estados aumentam imposto sobre compras internacionais

Taxa das blusinhas ficará ainda mais cara com nova tributação — Foto: Reprodução
Publicidade

A medida terá efeito a partir de 1º de abril de 2025.

Os estados brasileiros decidiram aumentar a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 20% nas compras internacionais. A mudança, anunciada na sexta-feira (6), terá vigência a partir de 1º de abril de 2025.

A medida foi confirmada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), realizada na última quinta-feira (5) em Foz do Iguaçu, Paraná.

Taxa das blusinhas” mais alta: estados aumentam imposto sobre compras internacionais - Ecos da Noticia
“Taxa das blusinhas” mais alta: estados aumentam imposto sobre compras internacionais — Foto: Divulgação

No encontro, os representantes estaduais discutiram a tributação do ICMS aplicada às importações realizadas sob o Regime de Tributação Simplificada (RTS).

De acordo com o Comsefaz, a decisão leva em conta as alíquotas modais já adotadas pelos estados. Para os estados cuja alíquota modal ou específica para o RTS seja inferior a 20%, a aplicação da nova taxa dependerá da aprovação pelas Assembleias Legislativas locais.

Em nota oficial, o Comitê justificou o ajuste afirmando que a nova alíquota “busca alinhar o tratamento tributário aplicado às simultaneamente ao praticado para os bens comercializados no mercado interno, criando condições mais equilibradas para a produção e o comércio local”.

“O objetivo é garantir a isonomia competitiva entre produtos importados e nacionais, promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil. Com isso, os estados pretendem estimular o fortalecimento do setor produtivo interno e ampliar a geração de empregos, em um contexto de concorrência crescente com plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço”,diz a nota divulgada à imprensa.

 

Publicidade

Leia mais

Bolsa Família 2025: primeiro pagamento acontece ainda neste mês

Lucyana Gadelha

Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado; confira lista

Lucyana Gadelha

Cinco das oito apostas vencedoras da Mega da Virada foram bolões

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais