Rede MLC
News

Parlamento da Coreia do Sul nega pedido de impeachment contra Yoon Suk Yeol

Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, durante pronunciamento em novembro de 2024. — Foto: Kim Hong-Ji/ Pool via AP
Publicidade

Processo aconteceu após presidente tentar impor lei marcial no país.

O Parlamento da Coreia do Sul rejeitou neste sábado (7) o pedido de impeachment contra o presidente Yoon Suk Yeol, que havia causado polêmica ao declarar a Lei Marcial no país. A medida, segundo ele, foi necessária para proteger o território de possíveis ameaças das forças comunistas norte-coreanas”.

A decisão de Yoon gerou intensas ocorrências políticas e sociais. Horas após a imposição, a Assembleia Nacional votou para revogar a ordem, forçando o presidente a recuar.

Presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol — Foto: Divulgação/REUTERS

Em pronunciamento televisivo na manhã de sábado, Yoon pediu desculpas à população por causa de comoção e garantiu que não havia outra tentativa de implementação da Lei Marcial.

Apesar das dificuldades, o partido governista, ao qual o presidente pertence, conseguiu bloquear um movimento de impeachment. A oposição, que pressionou pela abertura do processo, não possui votos suficientes para aprovar a medida sem o apoio de ao menos oito parlamentares da base governamental.

Caso o impeachment fosse aprovado, Yoon seria afastado imediatamente da carga até o julgamento do processo, sendo substituído interinamente pelo primeiro-ministro.

 

 

Publicidade

Leia mais

Instabilidade afeta WhatsApp, Instagram e Facebook em diversos países

Indra Miranda

Manaus terá corte de energia elétrica em quatro bairros e um ramal nesta quinta-feira (12)

Indra Miranda

Amazonprev anuncia data final para regularização do Censo Previdenciário

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais