Rede MLC
News

Crise política na Coreia do Sul: Yoon está proibido de viajar para o exterior

O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol — Foto: Milan Jaros/Getty Images
Publicidade

Após sobreviver a impeachment, Yoon Suk Yeol é alvo de investigação criminal.

A Coreia do Sul enfrenta uma grave crise política. O presidente Yoon Suk Yeol sobreviveu a uma votação de impeachment no último sábado (7), mas continua sob forte pressão do Parlamento oposicionista. Nesta segunda-feira (9), o Corruption Investigation Office confirmou a imposição de uma proibição de viagens ao presidente.

Em resposta, o partido de Yoon anunciou que pedirá a renúncia imediata e solicitou que ele seja afastado das funções presidenciais, afirmando que a permanência representa um  “grande perigo” para a nação.

A crise tomou proporções dramáticas na terça-feira (3), quando Yoon anunciou a imposição de lei marcial em um discurso transmitido pela televisão nacional.

A medida, considerada extrema, provocou reações instantâneas de indignação. Milhares de sul-coreanos desafiaram o decreto e tomaram as ruas ao redor do Parlamento, pedindo pela renúncia do presidente.

Os protestos simbolizam o crescente descontentamento popular com a gestão de Yoon, que agora enfrenta não apenas oposição política, mas também um movimento civil fortalecido e determinado. 

Especialistas temem que a instabilidade política possa abalar ainda mais a economia e as relações internacionais da Coreia do Sul.

 

Publicidade

Leia mais

Instabilidade afeta WhatsApp, Instagram e Facebook em diversos países

Indra Miranda

Manaus terá corte de energia elétrica em quatro bairros e um ramal nesta quinta-feira (12)

Indra Miranda

Amazonprev anuncia data final para regularização do Censo Previdenciário

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais