Rede MLC
Meio Ambiente

2024 será o ano mais quente da história, afirma observatório europeu

O ano de 2024 terminará como o mais quente da história — Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

Boletim indica que o último novembro foi o segundo mês de novembro mais quente da história.

O Serviço de Mudança Climática do Copernicus (CS3) divulgou nessa segunda-feira (9) o Boletim do Clima, destacando as principais tendências meteorológicas do planeta. Segundo o relatório, o ano de 2024 caminha para ser o mais quente já registrado, com a temperatura global excedendo pela primeira vez a marca de 1,5°C acima da média pré-industrial.

O documento aponta que novembro de 2024 foi o segundo mais quente da história, superado apenas pelo mesmo mês de 2023. Durante o período, a temperatura média global do ar foi de 14,1°C, registrando uma anomalia de 0,73°C acima da média de novembro no período de 1991 a 2020.

Publicidade
2024 será o ano mais quente da história, afirma observatório europeu — Foto: Divulgação/Copernicus

Entre janeiro e novembro de 2024, a temperatura global apresentou uma anomalia de 0,72°C em relação à média histórica entre 1991 e 2020, o que representa a maior variação já registrada para esse intervalo. Esse aumento também supera em 0,14°C o mesmo período de 2023.

Dados do CS3 indicam anomalia de temperatura do ar em todo continente, incluindo a Europa, partes da África, das Américas e da Ásia, durante o mês de novembro.

O relatório ressalta que o monitoramento contínuo dessas tendências é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos.

 

Publicidade

Leia mais

Brasil lança “RG Animal”: cadastro nacional gratuito para cães e gatos começa a funcionar

Lucyana Gadelha

Inmet emite alerta de ‘perigo’ de chuvas intensas para Manaus neste domingo (6)

Lucyana Gadelha

Alerta em Manaus: chuvas intensas e ventos fortes podem causar inundações e deslizamentos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais