Rede MLC
Meio Ambiente

2024 será o ano mais quente da história, afirma observatório europeu

O ano de 2024 terminará como o mais quente da história — Foto: Divulgação
Publicidade

Boletim indica que o último novembro foi o segundo mês de novembro mais quente da história.

O Serviço de Mudança Climática do Copernicus (CS3) divulgou nessa segunda-feira (9) o Boletim do Clima, destacando as principais tendências meteorológicas do planeta. Segundo o relatório, o ano de 2024 caminha para ser o mais quente já registrado, com a temperatura global excedendo pela primeira vez a marca de 1,5°C acima da média pré-industrial.

O documento aponta que novembro de 2024 foi o segundo mais quente da história, superado apenas pelo mesmo mês de 2023. Durante o período, a temperatura média global do ar foi de 14,1°C, registrando uma anomalia de 0,73°C acima da média de novembro no período de 1991 a 2020.

2024 será o ano mais quente da história, afirma observatório europeu — Foto: Divulgação/Copernicus

Entre janeiro e novembro de 2024, a temperatura global apresentou uma anomalia de 0,72°C em relação à média histórica entre 1991 e 2020, o que representa a maior variação já registrada para esse intervalo. Esse aumento também supera em 0,14°C o mesmo período de 2023.

Dados do CS3 indicam anomalia de temperatura do ar em todo continente, incluindo a Europa, partes da África, das Américas e da Ásia, durante o mês de novembro.

O relatório ressalta que o monitoramento contínuo dessas tendências é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos.

 

Publicidade

Leia mais

Ciclone Chido deixa 14 mortos no arquipélago francês de Mayotte

Lucyana Gadelha

Recordes de calor em 2024 reforçam alerta sobre aquecimento global

Indra Miranda

Defesa Civil emite alerta para incêndios e qualidade do ar em municípios do AM

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais