Rede MLC
News

Lula retira dreno e segue lúcido, diz boletim médico

Lula está internado no Sírio-Libanês, em São Paulo — Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão
Publicidade
Publicidade

Veja o boletim na íntegra abaixo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou o dreno no início da noite desta quinta-feira (12), após passar por um novo procedimento na manhã do mesmo dia para evitar a possibilidade de novos sangramentos no cérebro. Segundo o boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês às 19h20, o procedimento ocorreu sem intercorrências.

De acordo com o hospital, o presidente permanece lúcido, orientado e conversando normalmente. Ele recebeu visitas de familiares e se alimentou bem.

Publicidade

Durante a tarde, Lula realizou novos exames laboratoriais. Apesar da evolução no quadro clínico, o chefe do Executivo segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob os cuidados da equipe médica coordenada pelo Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

Lula está estável e sem sequelas após cirurgia no cérebro — Foto: Hugo Barreto

Procedimento realizado pelo presidente

O neurocirurgião Marcos Stavale, responsável pelo caso, declarou que Lula está “neurologicamente perfeito” após a embolização da artéria meníngea média.

Esse procedimento serve para conter o fluxo de sangue ou linfa, um líquido que circula pelo sistema linfático e faz parte do esquema de drenagem do corpo.

A equipe médica também destacou que o presidente está “muito bem, apto a praticar qualquer ato de vida civil” e “cognitivamente íntegro”.

Internado desde a madrugada de terça-feira (10), após exames detectarem um hematoma intracraniano, Lula passou por uma cirurgia de emergência no mesmo dia e segue sob observação intensiva para garantir a plena recuperação.

Veja o boletim na íntegra:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados intensivos.

Pela manhã, foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média).

Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências.

Permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares.

O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.

 

Publicidade

Leia mais

Suprema Corte dos EUA bloqueia temporariamente Trump de deportar venezuelanos

Vitória Vitor

Juiz nega adiamento e mantém data para julgamento de tráfico sexual envolvendo Sean “Diddy” Combs

Lucyana Gadelha

Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais