A queda ocorreu por volta das 10h, quando o avião tentou pousar no aeroporto de Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.
Na manhã desta quinta-feira (9), um avião de pequeno porte caiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, após ultrapassar a pista do aeroporto local. A aeronave explodiu ao atingir a faixa de areia, causando um incêndio.
De acordo com informações preliminares, cinco pessoas estavam na aeronave: o piloto, que morreu no acidente, dois adultos e duas crianças, que foram resgatados com vida.
O estado de saúde delas ainda não foi divulgado. Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local também ficaram feridas e foram socorridas.
A queda ocorreu por volta das 10h, quando o avião modelo Cessna 525, fabricado em 2008 e de matrícula PR-GFS, tentou pousar no aeroporto de Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.
A aeronave ultrapassou a pista, atravessou uma rua e atingiu a praia. Um vídeo registrou o momento exato da queda (veja abaixo).
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acidente foi caracterizado como uma “excursão de pista”, situação em que a aeronave sai da superfície da pista durante pouso ou decolagem.
Após a colisão, equipes do Corpo de Bombeiros e do Águia foram acionadas, com 12 bombeiros e cinco viaturas atuando no resgate e combate às chamas.
A Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto, confirmou que o avião partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou aterrissar em Ubatuba. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava autorizada a voar, mas não para serviços de táxi aéreo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o caso. Técnicos já estão realizando a coleta de dados, preservação de evidências e análise inicial dos danos na aeronave.
As circunstâncias completas do acidente ainda estão sob apuração pelas autoridades.