A vacina contra a covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, durante os horários regulares de funcionamento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que as unidades básicas de saúde foram reabastecidas com a vacina contra a covid-19, após a chegada de uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde.
Em conformidade com as diretrizes nacionais atualizadas, a imunização é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, de acordo com o calendário de vacinação infantil, além de idosos, gestantes e outros grupos prioritários que devem ser vacinados anualmente.
Conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a vacina contra a covid-19, já integrada ao calendário infantil, foi incluída também ao calendário nacional de vacinação para idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Para outros 14 grupos, a imunização é considerada especial.
Isabel Hernandes reforça a importância de que crianças e adultos incluídos nos grupos especiais sigam o cronograma de vacinação, reduzindo os casos graves e óbitos causados pela doença.
Público-alvo e esquema de doses
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos:
Seguem o calendário básico com duas doses – a primeira aos 6 meses e a segunda aos 7 meses. Crianças imunocomprometidas deverão receber três doses, aos 6, 7 e 9 meses. Aquelas que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal podem ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. - Idosos com 60 anos ou mais:
Devem receber duas doses anuais, com intervalo de seis meses entre elas. - Gestantes:
A vacinação consiste em uma dose por gravidez, podendo ser administrada em qualquer período gestacional. - Pessoas a partir de 5 anos pertencentes a grupos de vacinação especial:
Esses grupos, que incluem imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros, devem receber uma dose por ano. No caso dos imunocomprometidos, são recomendadas duas doses anuais, com intervalo de seis meses.
Locais de vacinação
A vacina contra a covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, durante os horários regulares de funcionamento. Unidades de pequeno porte disponibilizam o imunizante apenas às quartas-feiras.
A lista completa de horários e locais pode ser acessada pelo link https://bit.ly/SalasVacinaJan25.
Isabel Hernandes informa que a vacinação para crianças de 5 a 11 anos ainda é indisponível, pois a Semsa aguarda o envio de doses específicas para essa faixa etária.
Atualmente, o imunizante disponível é o Zalika, destinado a pessoas com 12 anos ou mais, e o Pfizer Baby, voltado para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
“Pedimos aos responsáveis que fiquem atentos à normalização dos estoques para crianças de 5 a 11 anos. Assim que as doses forem recebidas, divulgaremos as informações”, afirma Isabel.
A vacina Zalika, produzida pelo Instituto Serum da Índia, foi aprovada pela Anvisa em janeiro de 2024. Desenvolvida com tecnologia de DNA recombinante, o imunizante utiliza a proteína S (spike) do vírus SARS-CoV-2 associada ao adjuvante Matrix-M, atendendo às exigências de atualização da OMS.