Criado pela Lei 10.260/2001, o Fies concede financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
O período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025 será de 4 a 7 de fevereiro. Ao todo, 67 mil vagas serão disponibilizadas, sendo metade destinada ao Fies Social, voltado para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As inscrições são gratuitas e exclusivas pela internet, devendo ser realizadas no Fies Seleção, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
Para se candidatar, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa;
- Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010;
- Nota média de 450 pontos nas provas do Enem e nota superior a zero na redação.
Treineiros não podem participar do processo seletivo, e os candidatos serão classificados com base no melhor desempenho obtido em uma edição do Enem. Aqueles que ainda não concluíram o ensino superior terão prioridade na seleção.
- Leia também: Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira (18)
- Resultado do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos aprovados na chamada única deverão complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Após esse processo, a formalização do contrato de financiamento poderá ser realizada.
Candidatos não selecionados inicialmente serão incluídos automaticamente na lista de espera. Novas pré-seleções ocorrerão entre 25 de fevereiro e 9 de abril, de acordo com a ordem de classificação.
Sobre o Fies
Criado pela Lei 10.260/2001, o Fies concede financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que participem da política pública.
Em 2025, o MEC anunciou a oferta de mais de 112 mil vagas no total, sendo 67 mil destinadas ao primeiro semestre e 45 mil ao segundo.
Fies Social
O Fies Social, que oferece financiamento integral (100% dos encargos educacionais), é destinado a candidatos registrados no CadÚnico até 11 de janeiro de 2025. Essa modalidade garante a cobertura total dos custos para estudantes de baixa renda.