A estreia literária do publicitário paranaense traz Verty Society, uma distopia repleta de crítica social, arte e inovação.
Cidadão do mundo e criador inquieto, Fénelon Tartari, natural de Pato Branco (PR), faz a estreia na literatura com Verty Society, uma obra que combina realismo fantástico, reflexão social e expressão artística.
Publicitário, escritor e creator, ele reuniu a vasta bagagem cultural, – construída ao longo de visitas a mais de 20 países e períodos de residência em Londres e Paris -, para criar um universo ficcional que ecoa desafios do presente.
Prevista para junho, Verty Society é uma distopia futurista que vai além da ficção ao propor um olhar crítico sobre questões como desigualdade, opressão e inclusão.
“Escrever este livro foi uma forma de desabafar, de expurgar sentimentos de minha alma através de palavras, com o objetivo de refletir sobre o mundo em que vivemos e o que podemos fazer para evitar um futuro distópico”, explica Fénelon.
Desde cedo, a arte esteve presente em sua vida. Aos nove anos, ele já se dedicava à poesia e explorava oficinas de teatro e música. No entanto, foi em 2022, enquanto vivia em Londres, que a relação com a escrita amadureceu.
Inspirado pela atmosfera do bairro de Battersea Park e pelas ideias de autores como Ursula Le Guin e Michel Foucault, Fénelon participou de um curso de escrita experimental com Rodrigo Acioli, dando forma ao que viria a ser o primeiro romance.
Mais do que uma história, Verty Society se desdobra em um projeto internacional que conecta literatura, arte e transformação social. O livro inclui uma galeria colaborativa com obras de 18 artistas de diferentes nacionalidades, todas inspiradas pela narrativa da obra.
As criações, disponíveis tanto no livro quanto em uma plataforma digital, expandem o impacto do projeto, promovendo diálogo entre arte, moda e inclusão.
“Este é um projeto de transformação. Queremos apoiar iniciativas que promovam Diversidade, Equidade e Inclusão, pilares fundamentais para construir uma sociedade melhor”, destaca Fénelon.
Com mais de 15 anos de atuação no marketing e um olhar atento à diversidade cultural, Fénelon Tartari utiliza a estreia literária para provocar reflexão e ação.
Verty Society não é apenas um livro, mas uma experiência artística que reforça o poder transformador da criatividade.