No palco, os atores trazem aos espectadores os cantos 1 e 20 da obra de Homero, que foi traduzida por Manoel Odorico Mendes.
Um grande clássico da literatura mundial será encenado no Teatro Amazonas: Letícia Sabatella e Daniel Dantas sobem ao palco, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, para interpretar Ilíada, baseada na famosa epopeia de Homero.
A peça será apresentada na sexta-feira (14) e no sábado (15) às 20h, com o último espetáculo marcado para domingo (16), às 19h. Os ingressos para a curta temporada em Manaus estão disponíveis online.
A história gira em torno da Guerra de Troia, conflito entre gregos e troianos, que começou com o sequestro de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, por Páris, príncipe de Troia. A obra, que também foi adaptada para o cinema e para séries de TV, tem as origens na mitologia grega.
No palco, os atores trazem aos espectadores os cantos 1 e 20 da obra de Homero, que foi traduzida por Manoel Odorico Mendes. A encenação é marcada por uma interação única entre os protagonistas e o público, promovendo uma experiência imersiva que convida a plateia a mergulhar na trama épica.
- Leia também: Teatro Amazonas reabre para visitação turística e inicia temporada 2025 de espetáculos
- Projeto oferta oficinas gratuitas de iniciação teatral para jovens na Zona Leste de Manaus

Além da performance, ao final de cada apresentação, Letícia Sabatella e Daniel Dantas conversam com o público para saber como a peça foi interpretada e as emoções que despertou.
“Eu entrei em um projeto que já estava em andamento e me apaixonei pela linguagem, não só pela de Homero, mas pela do nosso tradutor Odorico. […] Acho fundamental insistir em projetos desafiadores, porque acredito que a arte deve oferecer à plateia tanto o que ela espera quanto o que ela ainda não conhece, aquilo que ela vai aprender a apreciar“, compartilha Daniel Dantas.
Para Letícia Sabatella, a importância está na conexão entre o mundo acadêmico e a arte.
“É incrível pensar que o texto de Ilíada foi utilizado para educar, e como é necessário valorizar isso na nossa sociedade. É uma experiência fascinante pesquisar e vivenciar esse clássico do ocidente”, reflete a atriz.