O teatro de rua é apresentado como uma forma de expressão acessível e prazerosa, que promove a criatividade, o uso do espaço e a interação entre os participantes.
O projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral”, iniciativa da Menina Miúda Produções Artísticas, contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), com apoio da Prefeitura de Manaus, leva o teatro de rua para as comunidades periféricas de Manaus.
A proposta inclui cinco apresentações gratuitas do espetáculo Menina Miúda em escolas públicas de ensino fundamental e médio, seguidas de oficinas de teatro de rua, oferecendo aos alunos a chance de conhecer e explorar a arte, além de estimular a criatividade e expressão artística.
A oficina, coordenada pelo idealizador do projeto, Cairo Vasconcelos, tem uma duração de 45 minutos e tem como objetivo principal introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, incentivando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho coletivo, por meio de jogos teatrais e brincadeiras que destacam a ludicidade e a comunicação.
Tony Medeiros, diretor-presidente do Concultura, destaca a relevância de iniciativas que aproximam os jovens da arte.
“Oferecer oficinas de teatro nas escolas é uma excelente oportunidade de integrar os jovens à arte. O projeto ‘Miudezas’ fortalece essa conexão, trazendo o teatro de rua para os estudantes das escolas públicas de Manaus”, afirmou Medeiros.
O artista Cairo Vasconcelos, que idealizou o projeto, compartilhou as expectativas sobre a realização do Miudezas: Circulação e Oficina Teatral.
“Estamos bastante ansiosos para conhecer os alunos e apresentar o espetáculo, que vem sendo realizado há cinco anos. Menina Miúda foi o primeiro trabalho do nosso repertório e estou muito feliz por ser contemplado com o apoio da Pnab. Levar cultura e arte a escolas que, muitas vezes, não têm esse tipo de acesso é um desafio que encaro com entusiasmo”, comentou Cairo.

A metodologia da oficina é fundamentada em dinâmicas colaborativas e lúdicas, incentivando a participação ativa dos estudantes, respeitando os tempos e ritmos individuais.
O teatro de rua é apresentado como uma forma de expressão acessível e prazerosa, que promove a criatividade, o uso do espaço e a interação entre os participantes, estreitando os laços do grupo.
O projeto Miudezas: Circulação e Oficina Teatral foi selecionado no Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024 – Teatro e Circo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Calendário:
Sexta-feira (21), às 14h
- Escola Municipal Professora Tereza Cordovil
Endereço: Rua Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, zona Oeste
Segunda-feira (24), às 14h
- Escola Estadual Ângelo Ramazzotti
Endereço: Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, zona Centro-sul
Terça-feira (25), às 14h
- CETI – Marquês de Santa Cruz
Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, zona Oeste
Quarta-feira (26), às 14h
- IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga
Endereço: Rua dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, zona Leste
Quinta-feira (27), às 14h
- Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva
Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, zona Oeste