Rede MLC
News

Aeroporto de Manaus poderá ser suporte regional durante a COP30, avalia Anac

O Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes poderá atuar como suporte regional durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). - Foto: Reprodução
Publicidade

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou que, na semana passada, realizou avaliações operacionais para reestruturar o espaço aéreo de Manaus, a fim de garantir apoio a Belém durante a COP30.

O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes poderá atuar como suporte regional durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. A possibilidade está sendo analisada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de acordo com informações da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia.

Em resposta à solicitação da Anac, a concessionária garantiu que o aeroporto tem infraestrutura adequada para atender à demanda do evento.

“No ano passado, concluímos as obras de modernização do aeroporto, com melhorias na pista e na estrutura de embarque e desembarque”, destacou a empresa em nota.

Além disso, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) anunciou que, na semana passada, realizou avaliações operacionais para reestruturar o espaço aéreo de Manaus, a fim de garantir apoio a Belém durante a COP30.

As adaptações previstas incluem a implementação de novas rotas, revisão dos procedimentos de navegação aérea e publicação de novas cartas aeronáuticas. O Decea informou que essas mudanças começarão a valer a partir de 7 de agosto de 2025.

COP30

O Pará se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém em novembro de 2025.

De acordo com previsões da Fundação Getúlio Vargas (FGV), espera-se que mais de 40 mil pessoas participem do evento nos principais dias da Conferência. Desses, cerca de 7 mil fazem parte da “família COP”, que inclui as equipes da ONU e as delegações dos países membros.

Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a COP30 terá um caráter único. “Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem“, sentenciou o presidente.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura anuncia revitalização do Parque Cidade da Criança com novos atrativos

Lucyana Gadelha

Vacinação antirrábica para cães e gatos pode ser encontrada em 46 pontos fixos em Manaus

Vitória vitor

Ruas e avenidas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval no fim de semana

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais