Rede MLC
News

Prefeitura realiza entrega do Programa de Aquisição de Alimentos e fortalece a agricultura familiar

Durante o evento, o prefeito David Almeida enfatizou a relevância do programa para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural na capital. - Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom
Publicidade
Publicidade

O PAA tem como meta realizar a compra de alimentos diretamente dos pequenos produtores, com a distribuição desses itens para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Nesta quarta-feira (26), o prefeito de Manaus, David Almeida, deu início ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2025. A cerimônia aconteceu no píer Manaus 355, na Avenida Sete de Setembro, no Centro, e contou com a presença de agricultores familiares, representantes de entidades sociais e autoridades locais.

O PAA, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), tem como meta realizar a compra de alimentos diretamente dos pequenos produtores, com a distribuição desses itens para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Publicidade

A iniciativa promove o fortalecimento da economia local, ao mesmo tempo que garante acesso a alimentos de qualidade para aqueles que mais precisam.

Durante o evento, o prefeito David Almeida enfatizou a relevância do programa para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural na capital.

“O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa inédita no município. Hoje, todos os produtores rurais estão cadastrados, o que possibilita a compra de seus produtos para a merenda escolar, com um investimento anual de R$ 14 milhões na agricultura familiar, afirmou o prefeito.

A iniciativa promove o fortalecimento da economia local, ao mesmo tempo que garante acesso a alimentos de qualidade para aqueles que mais precisam. – Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

“Além disso, realizamos o asfaltamento e a recuperação de ramais, estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção. Também fizemos reformas em feiras e mercados, garantindo que os produtores tenham locais adequados para produzir, transportar e comercializar seus produtos”, completou David Almeida.

O senador Omar Aziz, que também participou da cerimônia, reforçou a importância da pavimentação de ramais para melhorar o escoamento da produção.

“Se o David não tivesse essa preocupação, o cadastro dos produtores não teria acontecido, pois o programa já existia antes, mas ninguém havia tomado a iniciativa de implementá-lo. Muitas pessoas não têm ideia dessa realidade porque estão acostumadas a andar por ruas asfaltadas. Contudo, David e Renato pavimentaram diversas vicinais para facilitar o escoamento da produção, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor”, destacou o senador.

Wanderson Costa, secretário da Semacc, comentou sobre os avanços no apoio à agricultura familiar desde o início da gestão do prefeito.

“Em 2021, realizamos o primeiro cadastro no ramal do Brasileirinho, durante a administração do prefeito David Almeida. Desde então, fizemos muitos avanços para fortalecer a agricultura familiar no município, algo que nunca havia sido feito antes. Hoje, podemos dizer que esse é um passo essencial para garantir a segurança alimentar em Manaus”, declarou o secretário.

Por meio da Semacc, a Prefeitura de Manaus tem buscado expandir as parcerias com o governo federal e as comunidades locais para ampliar os benefícios do programa, alcançando um número maior de produtores e garantindo que mais famílias em situação de vulnerabilidade recebam alimentos de qualidade.

Publicidade

Leia mais

Mais de 133 mil estudantes do Amazonas devem receber benefício do programa Pé-de-Meia

Vitória Vitor

Golpe virtual: homem perde R$ 159 mil com namorada fictícia criada por Inteligência Artificial

Lucyana Gadelha

Papa apresenta nova melhora e não tem mais problema nos rins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais