O papa passou a 13ª noite no hospital Gemelli, em Roma, marcando a internação mais longa dos quase 12 anos de papado.
Nesta quarta-feira (26), o Vaticano informou que o papa Francisco apresentou uma “leve melhoria” no quadro de saúde, indicando um progresso positivo para o pontífice de 88 anos, que está sendo tratado para uma pneumonia dupla.
O papa passou a 13ª noite no hospital Gemelli, em Roma, marcando a internação mais longa dos quase 12 anos de papado.
Segundo o boletim médico mais recente, “a condição clínica do Santo Padre nas últimas 24 horas mostrou mais uma leve melhora”.
Ainda conforme o comunicado, o papa segue recebendo oxigênio, mas não enfrentou mais crises respiratórias. A tomografia realizada na terça-feira (25) revelou uma “evolução normal” da inflamação nos pulmões.
Durante o fim de semana, o Vaticano havia comunicado que o papa apresentava uma “leve insuficiência renal”, o que gerou preocupações sobre a possibilidade de ele desenvolver insuficiência renal grave. No entanto, nesta quarta-feira (26), foi informado que o problema foi “resolvido”.
O comunicado não especificou se o papa ainda está em estado crítico, como foi informado desde sábado (22). Embora a condição do pontífice tenha melhorado, o prognóstico permanece “cauteloso”, segundo o Vaticano.
Uma autoridade vaticana, que preferiu não ser identificada por não estar autorizada a comentar sobre a saúde do papa, revelou que Francisco estava alerta ao longo do dia, conseguindo comer e se mover normalmente no quarto de hospital.