R$ 10 milhões foram destinados para a reestruturação e modernização da corporação
Na última sexta-feira (14), o Prefeito David Almeida, entregou a carteira funcional aos 217 novos guardas municipais, habilitando-os, de fato e de direito, para atuar nas ruas da capital.
Os novos agentes foram aprovados em concurso público e passaram por um rigoroso curso de formação com mais de 450 horas de capacitação, tornando-se aptos para atuar na proteção do patrimônio público e no apoio às demais forças de segurança.
Segundo David Almeida, até o final deste ano, Manaus contará com mais 120 guardas municipais.
Além do aumento no efetivo, a Guarda Municipal recebeu quase 90 novos veículos para reforçar a atuação nas ruas. O fortalecimento da corporação também amplia sua capacidade operacional e abre caminho para discussões sobre sua atuação dentro do sistema de segurança pública.
O secretário da Semseg, Alberto Siqueira, reforçou que a ampliação do efetivo e dos equipamentos é essencial para atender a crescente demanda da cidade.
“As demandas estavam aumentando, mas faltava efetivo e equipamentos. Agora, com essa ampliação, conseguiremos potencializar o que já temos e reforçar a presença da Guarda Municipal em terminais de ônibus, unidades de saúde e escolas”, destacou o titular da pasta.
A gestão municipal trabalha no projeto para a construção do primeiro quartel da Guarda Municipal, uma estrutura moderna que dará melhores condições de trabalho aos agentes e fortalecerá ainda mais a corporação.
O fortalecimento da Guarda Municipal também conta com o apoio do senador Eduardo Braga, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões para a reestruturação e modernização da corporação. Os recursos foram utilizados para a aquisição de 22 novas viaturas, além de armamentos como metralhadoras, escopetas e pistolas.
Essa iniciativa amplia a capacidade operacional da guarda e contribui para uma maior sensação de segurança na cidade.