Liberado no dia 23 de março após internação, em Roma, Francisco ainda passa por fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz.
O papa Francisco apareceu publicamente neste domingo (6) na Praça São Pedro, em uma participação não prevista no calendário oficial do Vaticano. Sentado em uma cadeira de rodas e utilizando oxigênio nasal, o pontífice, que recentemente recebeu alta após cinco semanas internado por pneumonia, cumprimentou fiéis e agradeceu pelo apoio.
“Bom domingo a todos. Muito obrigado”, disse Francisco, em breve intervenção durante a missa dominical, que foi conduzida por bispos.
Apesar da fragilidade, ele acenou para a multidão e cumprimentou pessoas ao passar por um corredor na plateia, sendo aplaudido pelos presentes.
A aparição surpreendeu, já que o Vaticano havia informado que a primeira atividade pública seria apenas em 20 de abril, durante a bênção pascal “Urbi et Orbi”. Francisco, que enfrentou uma pneumonia bilateral, segue recomendações médicas para evitar grandes aglomerações e manter repouso.

Mensagem de fragilidade e gratidão
Em publicação nas redes sociais após o evento, o papa compartilhou o estado de saúde:
“Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, compartilho muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio”, escreveu.
Liberado no dia 23 de março após internação no Hospital Gemelli, em Roma, Francisco ainda passa por fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz, afetada pelo uso prolongado de oxigênio. Médicos recomendaram que ele evite contato com multidões e mantenha um ritmo de vida mais tranquilo nos próximos meses.
Apesar da melhora, a equipe médica alerta que vírus residuais ainda estão presentes em seus pulmões, exigindo cuidados contínuos. A aparição deste domingo, no entanto, demonstrou sua disposição em manter contato com os fiéis, mesmo que de forma limitada.