Com mais uma queda da Selic, e economia vai sentir impactos no médio e também a longo prazo
Com juros a 12,75% ao ano, o Banco Central anunciou a nova redução na taxa básica de juros, a Selic, que antes era de 13,25%. Apesar dos juros continuarem altos, o reajuste continua o ciclo de cortes que começou em Agosto e traz efeitos positivos para a economia.
Com mais uma queda da Selic, e economia vai sentir impactos no médio e também a longo prazo, o que vai afetar a vida de várias pessoas.
Conheça alguns dos impactos:
Crédito mais barato
Com juros menores, o crédito fica mais barato, aumentando o consumo das famílias, o que pode levar tempo.
Gasto menor com a dívida pública
A longo prazo, juros menores diminuem gastos do governo com a dívida pública. Segundo indicadores do próprio Banco Central, cada 1% da Selic representa um acréscimo de quase R$ 36 bilhões para a dívida pública do Brasil.
Investimentos e geração de empregos
Custear a operação de uma empresa não é nada barato, ainda mais com juros altos. Isso acaba diminuindo o interesse do empresário em investir e contratar, já com a queda da Selic, as empresas arriscam mais pra tentar crescer, o que gera mais empregos.
Incentivo ao risco
Cortes nos juros ajudam a impulsionar a Bolsa. A contínua redução dos juros torna menos atrativos os investimentos em renda fixa.
Aumento da renda média
Com empresas mais propensas a investir e contratar, a renda média também cresce. Na prática, um ciclo consistente de redução nos juros significa que haverá mais dinheiro em circulação no mercado.
É importante lembrar que a queda da Selic precisa ser consistente para ter efeitos duradouros. Apenas um ciclo contínuo, ainda que gradual, de cortes nos juros pode realmente impactar a economia. Por ora, a expectativa do mercado é de que a Selic termine 2023 em 11,75% ao ano, chegando a 9% ao ano em 2024.