Rede MLC
Economia

Selic: Banco Central anuncia nova redução na taxa básica de juros

Publicidade

Com mais uma queda da Selic, e economia vai sentir impactos no médio e também a longo prazo

Com juros a 12,75% ao ano, o Banco Central anunciou a nova redução na taxa básica de juros, a Selic, que antes era de 13,25%. Apesar dos juros continuarem altos, o reajuste continua o ciclo de cortes que começou em Agosto e traz efeitos positivos para a economia.

Com mais uma queda da Selic, e economia vai sentir impactos no médio e também a longo prazo, o que vai afetar a vida de várias pessoas.

Conheça alguns dos impactos:

Crédito mais barato

Com juros menores, o crédito fica mais barato, aumentando o consumo das famílias, o que pode levar tempo.

Gasto menor com a dívida pública

A longo prazo, juros menores diminuem gastos do governo com a dívida pública. Segundo indicadores do próprio Banco Central, cada 1% da Selic representa um acréscimo de quase R$ 36 bilhões para a dívida pública do Brasil.

Investimentos e geração de empregos

Custear a operação de uma empresa não é nada barato, ainda mais com juros altos. Isso acaba diminuindo o interesse do empresário em investir e contratar, já com a queda da Selic, as empresas arriscam mais pra tentar crescer, o que gera mais empregos.

Incentivo ao risco

Cortes nos juros ajudam a impulsionar a Bolsa. A contínua redução dos juros torna menos atrativos os investimentos em renda fixa.

Aumento da renda média

Com empresas mais propensas a investir e contratar, a renda média também cresce. Na prática, um ciclo consistente de redução nos juros significa que haverá mais dinheiro em circulação no mercado.

É importante lembrar que a queda da Selic precisa ser consistente para ter efeitos duradouros. Apenas um ciclo contínuo, ainda que gradual, de cortes nos juros pode realmente impactar a economia. Por ora, a expectativa do mercado é de que a Selic termine 2023 em 11,75% ao ano, chegando a 9% ao ano em 2024.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 55 milhões nesta terça-feira (26)

Lucyana Gadelha

Inflação no Governo Lula: Alta dos preços penaliza mais os pobres com pressão de alimentos

Indra Miranda

Décimo terceiro adiantado: empresas têm até sexta-feira (29) para pagar primeira parcela

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais