Esta quarta (28/09), foi anunciada como o dia mais quentes do ano na capital amazonense. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informam que os termômetros marcaram 38,7 °C, com sensação térmica aproximada de 49ºC. O pico de calor foi atingido no início da tarde, por volta das 15h.
Segundo Leonardo Vergasta, Meterologista, nós não estamos sofremos uma onda de calor, a temperatura normal nesse mês de setembro é de fica entre 34°C e 36°C, ele explica que para ser chamada de onda de calor teria que passar dos 40°C, por exemplo. “Estamos em torno da média, todo esse calor está ocorrendo na região norte é devido ao fenômeno El Niño”.
Ainda segundo o Meterologista, a estiagem coopera com o calor. “Essa estação seca diminui as chuvas e aumenta a temperatura na região, isso acontece naturalmente, o que intensifica é o El Niño”, acrescenta.
Ele explica ainda que as chuvas serão bem abaixo da média, em dezembro, e o efeito do El Niño pode durar ainda até o final do ano. “As temperaturas no período chuvoso ainda continuarão elevadas, de dezembro à abril de 2024 o calor ainda permanece e com chuvas bem abaixo da média”, concluiu.