Educação Financeira começa cedo
A Rebeca Poliana tem 9 anos, um belo dia ela viu os irmãos, que moram na Alemanha, esquiando, então nasceu a vontade de esquiar também. Quando a Rebeca falou do sonho para os pais imediatamente eles responderam: então vamos juntar dinheiro, mas como?
Rebeca achou logo uma solução, empreender. Rebeca criou o “Doçuras da Beca” uma doceria com brigadeiros que todo mundo adora e vende em feirinhas com a ajuda dos pais. Eles ajudam e ensinam a Rebeca a administrar o dinheiro que ela fatura e a reinvestir no negócio, resultado? Ela já tem R$ 3.000 (três mil reais) guardados em 6 meses de trabalho. O Plano é esquiar em Gramado, Rio Grande do Sul. Deve ir no fim do ano, alguém dúvida?
A gente está falando aqui de um sonho de uma criança, com dois pais empregados e que poderiam simplesmente comprar as passagens e ir, sem trazer essa consciência de empreendimento e educação financeira na criança, mas eles optaram por aproveitar a motivação e a vontade de esquiar e ensinar a filha.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que cerca de 67,4% das famílias brasileiras se declararam endividadas no ano passado, desse montante 15,5% se consideraram “muito endividadas”. Uma das razões desse endividamento elevado é a falta de educação financeira da população, a falta de acreditar que podem sim entender do assunto, mas acabam convivendo com o “economês” – a linguagem da economia: transferências bancárias, crédito rotativo, taxas de juros, por exemplo – pode assustar, sobretudo, se não for familiar antes da vida adulta. E se for falar em investimentos e ações então, a situação piora e muito.
São adultos que não sabem consumir e nem planejar sonhos ou empreender para ganhar mais e realizar esses sonhos. Há muito tempo o Brasil, por meio do Congresso discute a inserção ou não de Educação Financeira como matéria obrigatória, mas a discussão segue sem esperança, já são 17 anos de projetos que nunca se concretizam.
Alguns estados já incluíram a cadeira nas escolas, como Roraima em 2020, a Assembleia Legislativa de Roraima promulgou a Lei nº 1.428/20 que instituiu o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar e a Semana Estadual de Educação Financeira.
Sem educar as crianças não se faz adulto responsável e competente para gerir as próprias finanças, e segundo alguns estudiosos o trabalho tem que começar na gestação, acreditem.
De acordo com o médico clínico, neurocientista e psicoterapeuta, João Augusto Figueiró do Instituto Zero a Seis, da 5ª a 20ª semana de gestação nós já temos todos os nossos neurônios cerebrais já desenvolvidos. Até 3 anos de idade, 80 % dos circuitos cerebrais onde ficam armazenados as informações que levamos por toda vida já são constituídos. E até 6 anos, 95% desses circuitos cerebrais já estão formados, então faz sentido começar a educação financeira no ventre materno aos 6 anos de vida, de quebra ainda muda também o mindset dos pais.
Diante da urgência em quanto mais rápido inserir o assunto melhor, a Mentora Emocional e Financeira, Kerle Campos, decidiu criar a palestra ‘Prosperidade de Pai para Filho’. Ela é conhecida como “Tia da Prosperidade” e traz a palestra ‘Prosperidade de Pai para Filho’ como um método com oito passos simples. Cada passo corresponde a uma fase do desenvolvimento (gestação, nascimento, 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, 5 anos e 6 anos de idade). É ideal para mães, pais, cuidadores e profissionais do desenvolvimento infantil ensinarem sobre educação financeira e prosperidade para os pequenos desde o ventre materno até os 6 anos de idade. “A neurociência nos mostra que 95% de toda a aprendizagem humana se dá nessa faixa etária e é levada para toda vida”, explica a especialista Kerle Campos.
Ah! se os pais da Rebeca soubessem disso antes né? Se ela consegue fazer um monte de dinheiro com 9 anos aprendendo isso tudo agora, imagina desde a gestação da Raquel, a mãe?!
Se você quiser antecipar pra fazer filhos conscientes, educados e prósperos a palestra acontece no dia 11 de março, a partir das 19h, no Hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na Av. Jorn. Umberto Calderaro Filho, 817 – Adrianópolis.
Podem se inscrever mães, pais, cuidadores, professores de educação infantil, profissionais e estudantes de áreas ligadas ao desenvolvimento infantil e demais interessados. O investimento é de R$ 90,00 com vagas super limitadas. Os ingressos serão vendidos no ingressomix.com e na loja Ótica Veja do Manauara Shopping.
Kerle Campos – A Tia da Prosperidade
Matemática por formação pela UFAM e Mentora Emocional e Financeira por paixão. É pós-graduada com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios pela Universidade Gama Filho; MBA em Finanças e Controladoria pelo IDAAM; Aperfeiçoamento de Coach e Carreira pela Faculdade Metropolitana (FAMEESP) e cursando Especialização em Neuropsicologia pela FAMEESP.
O quê: Prosperidade de Pai para Filho com Kerle Campos – A Tia da Prosperidade.
Quando: 11 de março de 2023
Onde: Hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na Av. Jorn. Umberto Calderaro Filho, 817 – Adrianópolis.
Horário check-in: 18h30
Horário início: 19h
Informações: contato@ingressomix.com
(92) 98420-0110