A lei foi aprovada pelo parlamento russo na última quarta-feira(25), o que evidencia o profundo esfriamento nas relações com os Estados Unidos
Vladimir Putin, presidente da Rússia, assinou nesta quinta-feira (02) uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares pela Rússia. A informação foi divulgada pela TASS, a agência oficial russa.
O tratado de 1996 proíbe qualquer teste com armas nucleares, embora nunca tenha entrado em vigor porque alguns países-chave, entre eles, Estados Unidos e China, nunca o ratificaram.
A lei foi aprovada pelo parlamento russo na última quarta-feira(25), o que evidencia o profundo esfriamento nas relações com os Estados Unidos, à medida que Moscou prossegue com sua guerra com a Ucrânia.
Conforme o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, a Rússia não estava preparada para retomar a discussão de questões nucleares com os EUA, a menos que Washington abandone sua política “hostil”.
O projeto de lei para retirar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) foi aprovado por 156 votos a zero na Câmara Alta, depois que a Câmara Baixa também o aprovou por unanimidade.
Em meio a uma preocupação com o retorno de testes nucleares de forma imediata por parte da Rússia, Putin afirmou que não retomará os testes a menos que Washington o faça e que sua desratificação não altera sua postura nuclear ou a forma como compartilha informações sobre suas atividades nucleares.