Em poucos dias, o Amazonas FC encara a finalíssima do Campeonato Amazonense sub-16 de 2023 contra o São Raimundo. Trata-se da oportunidade do clube faturar o primeiro título da categoria na história. O local, data e horário da partida única ainda serão definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
O Amazonas FC busca coroar uma excelente campanha invicta que o conduziu até a decisão. Em oito jogos, a Onça-pintada teve sete vitórias e um empate até aqui. Foram 25 gols marcados e apenas dois sofridos. Diante dos números positivos, o treinador Renato Abrantes ressalta que o favoritismo deve ser colocado em prática, com foco no fator psicológico.
“Sabemos que existe a questão do favoritismo, eles colocam um favoritismo para o nosso lado, mas a gente entende que o favoritismo só é eficaz quando se coloca em prática tudo aquilo que a gente fez durante o campeonato. É hora de trabalhar o psicológico. Durante a temporada, a gente trabalhou muito a parte técnica, tática, física. A garotada ainda está em fase de desenvolvimento. Deve ser um dos nossos pontos fortes para essa final, que todo mundo chegue completo, preparado fisicamente, tecnicamente, taticamente, principalmente psicologicamente. Esse é o nosso pensamento para essa final”, destacou Renato.
A parceria do Amazonas FC com o Verona nas categorias de base tem rendido boas campanhas do sub-8 ao sub-16, e a possibilidade do primeiro título. De acordo com o treinador, o entrosamento dos atletas e a força coletiva da equipe aurinegra potencializando os valores individuais são pontos fortes que podem ajudar a selar a campanha com chave de ouro.
“A gente entende que um dos pontos fortes da nossa equipe neste sub-16 é que coletivamente a equipe tem surpreendido. Geralmente quando uma equipe possui muitos talentos individuais, a gente espera muito desses talentos. Nessa temporada está sendo muito diferente, o que é muito benéfico. Mostra o futebol, os resultados que estão acontecendo hoje no futebol mundialmente é que um time coletivo está sendo mais eficaz daquele time que possui alguns talentos individuais. Então enquanto o coletivo estiver sobressaindo, um correndo pelo outro, a gente vai ter certeza que a gente vai ter um bom resultado no final”
Coincidência
Para quem se apega em superstição, a decisão do sub-16 aponta uma coincidência que pode ser um fator positivo para o Amazonas FC. O primeiro título da história do clube no futebol profissional foi na Série B do Estadual de 2019, diante do mesmo São Raimundo. A taça seria inédita para a base aurinegra.
“É uma baita coincidência que o futebol nos proporciona, mais uma final entre Amazonas e São Raimundo, como foi a final em 2019. O que a gente espera é que essa coincidência termine com o mesmo final, com o Amazonas fazendo história e a gente sendo campeão”, finalizou Renato.
Com informações da Agência Esportiva LB