O Amazonas FC pode dar mais um passo inédito em sua curta e vitoriosa história nesta quarta-feira (15). As equipes sub-14 e sub-16 entram em campo para as finais do Campeonato Amazonense, diante de Fast Clube e São Raimundo, respectivamente, no estádio Carlos Zamith. O clube busca conquistar pela primeira vez uma taça nas categorias de base para fechar com chave de ouro a temporada de estreia da parceria com o Verona CDB.
Parceria é o lema dos técnicos das equipes, que atuam um como auxiliar do outro na Onça-pintada. Com campanhas invictas, Dennys Mello, do sub-14, e Renato Abrantes, do sub-16, chegam até as decisões com uma meta em comum: coroar o trabalho conjunto com títulos.
“Essa parceria vem há pouco mais de um ano e a gente trouxe desde o futsal com o Verona. O Léo nos trouxe para trabalhar com o Amazonas. Graças a Deus, já vem sendo uma parceria vitoriosa, mas estamos aqui trabalhando caladinho, quietinho, conseguimos chegar nas duas categorias. O Renato sendo treinador do sub-16, eu sendo treinador do sub-14”, relatou Dennys Mello.
À beira do gramado, cada um orienta seus comandados com autonomia. Há respeito mútuo e troca de informações. O entrosamento é fruto de outras experiências anteriores no futsal e no próprio futebol de campo, onde hoje fazem parte do projeto de tornar o Amazonas vitorioso também nos juniores.
Juntos, eles já conquistaram algumas taças em 2023, como a Iberleague e a Liga Amazonense de Fut 7. Por equipes diferentes no futsal, Renato foi campeão amazonense sub-17, enquanto Dennys faturou o mesmo título na categoria sub-15. Renato relata sua visão sobre a parceria vitoriosa ao lado do amigo e como tem sido o dia-a-dia no comando do Amazonas.
“Além de parceiro de profissão, o Dennys é um amigo. Eu aprendi a respeitá-lo, temos virtudes e defeitos, mas estamos trabalhando sempre em parceria. No 16, ele é auxiliar, aqui no 14 eu auxilio ele. A gente sempre tem um entendimento de que às vezes o técnico tá vendo um jogo e o auxiliar tá vendo o outro, mas sempre a gente deixa a decisão pro treinador. A gente vem se ajudando em todos os jogos e tem dado certo. A gente já vem junto de vários torneios, de vários campeonatos, no futsal e futebol de campo. É uma vivência saudável, tem os dias que está em crise, mas no final a gente se respeita e os resultados estão aparecendo”, disse Renato Abrantes.
Do sub-8 ao sub-16, o Amazonas FC conta com boa parte dos atletas oriundos do futsal, fruto da parceria com o Verona CBD, escola referência da modalidade no estado, e o Paris Saint-Germain Academy. O gestor do projeto, Leonardo Nogueira, destaca a chegada na reta final das competições e aponta para a excelência do trabalho realizado nos bastidores, reconhecendo a importância de uma comissão completa atuando em sintonia.
“É com muita alegria que estaremos nessas disputas pelos títulos. Nesse ano de 2023, nós do Verona CDB tivemos a felicidade de fechar a parceria com o Amazonas FC. Nosso trabalho nas categorias de base iniciou em 2019 e ao longo desse período foi um processo evolutivo com investimentos, em especial nos profissionais que trabalharam e com nossa atual comissão. A frente de nossas equipes estão quatro treinadores. Temos também assistente social e psicóloga em nossa equipe. Parece simples para quem vê apenas os jogadores em campo disputando partidas, mas nos bastidores há uma série de pessoas que trabalham incansavelmente para que todo esse trabalho tenha um resultado positivo e também o reconhecimento necessário para uma continuidade”.
Campanha do sub-14
O Amazonas comandado por Dennys Mello chega à decisão depois de eliminar Instituto São José e Inter Academy no mata-mata. Na primeira fase, a equipe somou 10 pontos e avançou como líder do grupo B. No total, são cinco vitórias e um empate até aqui. O adversário na final será o tradicional Fast Clube.
Uma característica forte da equipe aurinegra tem sido o sistema defensivo. Em seis jogos, o Amazonas sofreu apenas dois gols e possui a melhor defesa da competição. Atual campeão do Campeonato Amazonense sub-13 com a Inter Academy, Dennys busca o bicampeonato.
“É um trabalho que a gente já vem fazendo, transferindo eles pro campo, deixando um pouco de lado o futsal, mas sabendo que a partir de agora eles já tem que ter uma vivência profissional, uma vivência de competição a nível até nacional. Fui campeão no ano passado, com alguns atletas aqui. Vamos dar continuidade no trabalho, se Deus quiser, para conseguir chegar com o título nas duas categorias”, afirmou o comandante.
Campanha do sub-16
No sub-16, o Amazonas é uma equipe que chama atenção pelo alto número de gols marcados. Em oito jogos, a Onça-pintada balançou as redes 27 vezes, totalizando média superior a três gols por jogo, credenciando-o com o melhor ataque do torneio. A campanha na categoria também é invicta, de sete vitórias e um empate.
Os comandados de Renato Abrantes avançaram na liderança do grupo A, com 16 pontos, deixando pelo caminho Recanto e RB do Norte na fase eliminatória, e finaliza a campanha diante do São Raimundo. Relembrando a trajetória vencedora da dupla, Renato espera que os dois conquistem seus objetivos.
“Já aconteceu, acho que em três ou quatro situações. A gente chegou juntos disputando em categorias diferentes, conseguimos sair vencedores na maioria delas. Que o final seja feliz mais uma vez”, finalizou.
Dobradinha de finais
As decisões acontecem na tarde desta quarta-feira (15), no Estádio Carlos Zamith, com entrada gratuita ao público em geral. Primeiro, às 14h (de Manaus), o Amazonas encara o São Raimundo pela final do Campeonato Amazonense sub-16. Na sequência, às 16h (de Manaus), o Amazonas busca o título do Campeonato Amazonense sub-14 contra o Fast Clube.