Rede MLC
Saúde

Prática de atividade física ajuda na prevenção da hérnia de disco

Publicidade

A cada 30 pacientes mensais na policlínica Codajás, na zona Sul de Manaus, ao menos 15 apresentam este problema de saúde

Hérnia discal ou de disco, como é popularmente conhecida, é uma lesão na região lombar do corpo humano. O problema afeta muitas pessoas aqui no Amazonas, que muitas vezes deixam de tratar por falta de informação.

Quais seriam as causas ? Qual a melhor forma de prevenção ? Como tratar de forma adequada essa lesão? De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a prática de atividades físicas regularmente auxilia na prevenção.

Segundo a fisioterapeuta Ana Cristina, que atua no Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Amazonas (CER IV) da Policlínica Codajás, os atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com hérnia de disco têm se tornado cada vez mais comuns.

Os sintomas não podem ser ignorados, ainda mais quando o paciente não busca ajuda médica e isso pode causar a progressão da doença, causando a perda de força e função dos membros inferiores. É preciso que haja atenção aos primeiros sintomas e tão logo buscar ajuda especializada”, destaca a especialista.

A profissional de saúde ressalta, ainda, que de 100% dos usuários do SUS que são atendidos, cerca de 50% são pacientes com problemas de hérnia de disco lombar e na cervical, ou seja, de 30 pacientes mensais, ao menos 15 apresentam este problema de saúde.

Logo no primeiro contato com o médico especializado, inicialmente, com o ortopedista e, posteriormente, com o fisioterapeuta, é feita a elaboração do protocolo para o tratamento e tudo depende da avaliação feita para cada caso.

Ainda conforme a fisioterapeuta, uma das formas de prevenção é a pratica de atividade física orientada por um profissional capacitado, e que a fisioterapia favorece o tratamento com diversos recursos e técnicas.

O usuário passa em torno de dez dias conosco realizando as atividades e nesse período, dependendo da evolução e resposta, orientamos a prática de algumas atividades para realizar em casa, que serão adotadas por toda vida do paciente”, finaliza.

A médica veterinária Marilza Rodrigues, de 41 anos tem problemas de hérnia de disco desde 2018 e se mostrou satisfeita com o tratamento.

Já passei por algumas sessões e agora na minha última sessão, graças a minha fisioterapeuta e aos demais, estou sem dores, as crises pararam. Hoje estou feliz e satisfeita para continuar a minha caminhada de vida”, enfatizou.

Aqui em Manaus, a Policlínica Codajás, unidade da SES-AM, dispõe dentro do Centro Especializado em Reabilitação do Amazonas (CER IV), um ginásio e salas de fisioterapias. Os pacientes são atendidos via demanda encaminhada pelo Sistema de Regulação (Sisreg). A unidade é referência no tratamento da lesão.

Publicidade

Leia mais

Agendamento de castração para cães e gatos inicia na próxima sexta-feira (29)

Lucyana Gadelha

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Indra Miranda

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais