Rede MLC
Política

Julgamento sobre descriminalização do porte pessoal de drogas é retomado no STF

Publicidade

A Corte está a um voto de formar maioria pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

O julgamento da ação que trata da descriminalização do porte pessoal de drogas pode ser retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após expirar o prazo do pedido de vista apresentado pelo ministro André Mendonça, o processo foi devolvido automaticamente para a pauta nesta segunda-feira (04).

Conforme as novas regras do STF, o ministro que pede vista tem 90 dias para devolver o processo para a pauta, senão isso acontece automaticamente. A medida foi adotada para evitar que um processo ficasse eternamente na gaveta de um magistrado.

De acordo com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o intuito é marcar o julgamento para o início do ano que vem, pois a pauta de dezembro já foi definida.

A Corte está a um voto de formar maioria pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. O julgamento foi interrompido em 24 de agosto, quando o placar parcial estava 5 a 1 para afastar as sanções penais a quem carrega a droga para consumo próprio.

O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes. O seu voto foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber, que adiantou a sua posição antes de se aposentar. O ministro Cristiano Zanin foi o único a divergir.

O recurso chegou ao Supremo em 2011 e começou a ser julgado pelo plenário em 2015. Naquele ano, o então ministro Teori Zavascki pediu vista. Depois de sua morte, Teori foi substituído por Moraes, que liberou seu voto em 2018. Desde então, o processo entrou e saiu da pauta diversas vezes.

Publicidade

Leia mais

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais