O equipamento foi inaugurado na segunda-feira (11), com a presença do secretário de Saúde do Amazonas
Pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas, localizado no Centro de Manaus, agora podem contar com uma nova máquina de cateterismo (hemodinâmica).
O equipamento foi inaugurado na segunda-feira (11), com a presença do secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad e autoridades do estado.
A máquina de cateterismo foi liberada após uma decisão da Justiça Federal, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), determinar que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), cedesse o aparelho que estava parado.
Orçado em cerca de R$ 4 milhões, o equipamento permite melhor qualidade de cirurgias e exames na área de cardiologia e hemodinâmica.
O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
O secretário Anoar falou sobre a conquista e anunciou que outras três máquinas devem chegar no SUS nos próximos dias.
“Esse equipamento agora está disponível na nossa rede SUS controlado pelo regula-SES. Com os investimentos determinados pelo governador Wilson Lima, teremos, nos próximos 10 dias, três máquinas de cateterismo disponíveis para o SUS e, em aproximadamente, 90 dias serão quatro máquinas atendendo nossos pacientes.”