Rede MLC
Notícias

Japão oferece bolsas de estudos para educadores da região Norte

Foto: Eduardo Cavalcante
Publicidade

Inscrições para intercâmbio seguem abertas até o dia 16 de fevereiro 

O Governo Japonês, por meio da Embaixada do Japão no Brasil, está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudos para brasileiros em universidades japonesas. No Consulado Geral do Japão em Manaus, educadores dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que lecionam para o ensino Fundamental e Médio, poderão se candidatar para a bolsa de “Treinamento de Professores’.

O objetivo do programa é selecionar profissionais para realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

O Bolsas de Estudos Mext (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com edital aberto para inscrições no Processo de Seleção 2023 e ficará disponível até o próximo dia 16 de fevereiro. A oportunidade contempla professores, gestores, orientadores pedagógicos e assistentes educacionais que tenham ao menos cinco anos de experiência nas redes de ensino estadual, municipal ou particular. Outro critério é que os candidatos sejam fluentes na língua inglesa e tenham conhecimento básico da língua japonesa.

A assessora cultural do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Erika Yukari, destacou os principais ganhos que um educador do Amazonas pode obter com a experiência de estudar no Japão.

“O bolsista irá adquirir os conhecimentos da educação japonesa, podendo analisar, presencialmente, como que o sistema educacional funciona na escola do Japão. A contribuição maior será direcionada para as escolas bilíngues português-japonês, seja ela pública ou privada, visto que o bolsista poderá implementar uma melhoria no ensino da língua japonesa e dos valores da cultura japonesa”, apontou Erika.

Os professores interessados em participar do processo seletivo devem fornecer documentação completa no ato da inscrição, levar os documentos até o Consulado Japonês ou enviar via Correios. Além de passarem por outras etapas, como análise dos documentos e entrevistas.

A bolsa ofertada é no valor de R$5.560 e tem duração de 1 ano e seis meses, iniciando em outubro de 2023. Além da bolsa, o educador será contemplado com um curso de língua japonesa nos primeiros seis meses de participação.

Os candidatos que residem nos estados da região Norte, podem consultar o edital completo do Processo de Seleção 2023, contendo os documentos necessários, datas e demais critérios, no portal do Consulado Geral do Japão em Manaus, disponível no link https://bit.ly/consuladomanaus.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Gisa Prazeres (92 98124-2626) e Mônica Figueiredo (92 98100-8787)

Publicidade

Leia mais

Intoxicação alimentar em festa escolar leva mais de 150 pessoas ao hospital em Alto Parnaíba (MA)

Indra Miranda

Árvore cai sobre casa no bairro Coroado após forte chuva em Manaus

Indra Miranda

‘Manaus mais cidadã’ traz 130 serviços para a população neste sábado, 23/09

Aline Macena

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais