Neri Geller assume o novo cargo uma semana após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter sua cassação
O ex-deputado federal Neri Geller (PP-MT) foi nomeado como novo Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (22).
Neri Geller assume o novo cargo uma semana após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter sua cassação. Em 2022, ele tentou se candidatar ao Senado, mas teve a candidatura impedida após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT).
Geller foi um dos interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda no período eleitoral, frente ao agronegócio. Foi o ex-deputado, por exemplo, que destravou parte da resistência do setor à candidatura do petista.
Essa não é a primeira vez que Geller passa pelo Ministério da Agricultura. Ao fim do mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, ele foi chefe da pasta.
Ruralista, empresário e filiado ao PP, Neri Geller, de 55 anos, também chefiou a Secretaria de Política Agrícola durante o segundo mandato presidencial de Lula, mesmo posto que ocupará neste terceiro mandato do petista. Em 2018, ele foi eleito deputado federal por Mato Grosso, cargo que exerceu até o fim da legislatura.