Rede MLC
Saúde

Transtorno alimentar: Doença foi relatada por Yasmin Brunet no ‘BBB 24’

Publicidade

Compulsão alimentar faz parte dos quadros de transtornos alimentares, no qual o indivíduo sente a necessidade incontrolável de consumir alimentos de maneira que não consegue controlar

A modelo Yasmin Brunet, participante do BBB 24, revelou no programa que sofre de “questões alimentares” e, por estar ansiosa, tem descontado na comida.

Esse comportamento de compulsão alimentar, classificado como um transtorno alimentar, “faz parte dos quadros de transtornos alimentares, no qual o indivíduo sente a necessidade incontrolável de consumir alimentos de maneira que não consegue controlar”, explica a psicóloga Jessica Vieira

Os motivos que desencadeiam um transtorno variam e incluem ansiedade, tentativa de atender a um certo padrão estético ou dietas alimentares com muitas restrições.

Foto: Reprodução Redes Sociais

No vídeo do seu raio x na manhã de terça-feira (16), a BBB contou que já teve “questões alimentares” e que, no confinamento, tem comido de forma compulsiva.

“Estou totalmente descompensada na alimentação, eu estou muito ansiosa. Eu já tive questões alimentares. Então, eu estou depositando tudo na comida, o que eu pensei que poderia ser assim, mas achei que não seria tão intenso quanto está sendo. Quem tem questões alimentares vai entender isso, você se sente vazio e cheio ao mesmo tempo. E parece que o único momento em que eu não penso, que eu não fico ansiosa é o momento que eu como, mas, logo em seguida, já vem de novo”, disse Yasmin.

https://www.instagram.com/reel/C2KwZOCLU3s/?igsh=aWNvbmQyanB5azM4

Jéssica  explica ainda que, no reality, tudo contribui para um descontrole emocional e desequilíbrio. “O ambiente, pessoas novas, situações inesperadas, falta de controle do que pode ocorrer e principalmente sentir-se julgada corrobora para uma piora de todos os sintomas de ansiedade aumentando assim a compulsão alimentar. O corpo sente a necessidade do alimento para suprir situações em que não consegue lidar, é uma forma de ‘buscar compensação’ pelo desconforto no alimento”, disse

Apesar do corpo escultural de modelo, Yasmin, que já esteve em passarelas e nas avenidas do Carnaval, continua sendo muito cobrada pela sua aparência física.

Ela já vinha falando sobre a sua compulsão alimentar e dificuldade na relação com a comida, o que levantou debates acerca da pressão estética, que recai, principalmente, em cima das mulheres.

O corpo da modelo foi motivo de uma conversa entre outros participantes da casa. Um deles, chamado Rodriguinho, tem feito comentários seguidos sobre o fato de ela beliscar comida e chegou a dizer que ela corre o risco de sair “rolando”.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Muitos fatores podem levar uma pessoa a ter compulsão alimentar, um deles é o traço da personalidade, no qual o ser muitas vezes se coloca no lugar de autocrítica excessiva (baixa autoestima), dieta rígida, fatores físicos e sociais, como obesidade, genética, idade, outros fatores predisponentes envolvidos no transtorno da compulsão alimentar periódica sao os traumas como mortes, separação, doença física, abuso sexual etc.

Jéssica reforça a ajuda de especialistas e ressalta, o acompanhamento é multiprofisisional. “ O ideal é procurar especialistas como psicólogos, nutricionistas e psiquiatra para apoio medicamentoso. A terapia ajudará a entender os pensamentos disfuncionais, alteração e mudança de hábitos e treino de novas habilidades”, acrescentou. 

A modelo faz parte de um grupo numeroso: no mundo, mais de 70 milhões de pessoas são afetadas por transtornos alimentares, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Vamos algumas características da compulsão alimentar:
•Comer muito mais rápido do que o normal;
•Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;
•Comer grandes quantidades de alimento quando não se sentindo fisicamente com fome;
•Comer sozinho por vergonha;
•Sentir-se nauseado, deprimido ou culpado depois de comer excessivamente.

Outros dois transtornos alimentares bem comuns são:
Anorexia nervosa: a pessoa não se alimenta ou restringe a alimentação para forçar uma perda de peso.
Bulimia nervosa: a pessoa tem episódios de compulsão (come uma quantidade alta de alimentos em um curto espaço de tempo) e depois vomita, faz uso de laxantes ou exercício físico em excesso para evitar o ganho de peso.

Publicidade

Leia mais

Agendamento de castração para cães e gatos inicia na próxima sexta-feira (29)

Lucyana Gadelha

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Indra Miranda

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais