Rede MLC
Meio Ambiente

Número de mortos em incêndios florestais no Chile chega a 112

Publicidade

Autoridades dizem que a tragédia é a pior desde o forte terremoto de 2010, que deixou 500 mortos

O número de mortos nos incêndios florestais do Chile subiu para 112, informou nesta segunda-feira, 5, o Serviço Médico Legal (SML), órgão estatal encarregado de divulgar o número de vítimas durante a crise.

Quando o Chile anunciou um número anterior de mortos, o presidente Gabriel Boric afirmou que haveria mais registros de mortes.

Bombeiros, soldados e brigadistas lutam para apagar vários incêndios no centro e no sul do país.

A maior parte do fogo estava se espalhando na região costeira de Valparaíso, onde vivem quase um milhão de pessoas, e onde ficam a sede do Congresso e um dos principais portos do país.

Estamos juntos, todos nós, combatendo a emergência. A prioridade é salvar vidas“, disse Boric em uma mensagem à nação, acrescentando que havia decidido manter o toque de recolher e reforçar a presença militar nas áreas mais afetadas.

Foto: Divulgação

Além de Valparaíso, o fogo estava ativo nas regiões centrais de O’Higgins, Maule e Ñuble e na região sul de La Araucanía.
“Sabemos que esse número vai aumentar, vai aumentar significativamente. Estamos enfrentando uma tragédia de grande magnitude“, afirmou.

As autoridades disseram que a tragédia é a pior desde o forte terremoto de 2010, que deixou 500 mortos.

Foto: Divulgação

Boric disse que havia decretado um período de luto nacional de dois dias a partir desta segunda-feira “porque todo o Chile está sofrendo e chorando nossos mortos“.

O incêndio também forçou o fechamento da refinaria Aconcágua, a segunda maior do país, localizada a cerca de 15 quilômetros ao norte da cidade costeira de Viña del Mar, que foi fortemente afetada pelos incêndios.

O fogo começou após uma onda de calor atingir o país e outras regiões da América do Sul, como a Argentina. Apesar disso, o governo investiga se o fogo foi criminoso, já que pelo menos quatro focos de incêndio começaram ao mesmo tempo em Valparaíso.

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais