Nenhuma morte foi registrada pela doença
Em uma semana o Amazonas registrou 254 novos casos de COVID-19. Os dados são referente ao período de 4 a 10 de fevereiro de 2024.
Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde Sanitária do Amazonas, Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Não há registro de mortes pela doença nos últimos sete dias, com isso temos 14.489 registros de morte por COVID-19 no Amazonas.
Segundo o infectologista Nelson Barbosa, a melhor forma de combater a doença é a vacinação.
“Muita gente só tomou três doses, e o estipulado são seis doses e não tem acontecido. As pessoas devem regularizar a carteira de vacinação porque o Corona Vírus não foi embora ainda,” explica.
Em Manaus, os usuários podem verificar os endereços das unidades de saúde, assim como horário de funcionamento, públicos atendidos e vacinas disponíveis, no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e no link bit.ly/localvacinacovid19.
Doses
Todos os usuários devem receber pelo menos três doses da vacina contra a Covid-19. Isso porque o esquema inicial da Pfizer Baby, para crianças de 6 meses a 4 anos, é de três doses, e os públicos vacinados com os demais imunizantes devem completar o esquema vacinal inicial de duas doses e receber uma dose de reforço.
Já a quarta dose está liberada para o público em geral a partir de 18 anos de idade, e para crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão. A quinta dose está liberada apenas para adultos imunossuprimidos.
O público apto para receber a bivalente deve ter tomado pelo menos duas doses, ou alguma dose de reforço, há quatro meses ou mais. Os grupos liberados são de idosos de 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.