A partir desta terça-feira (19), o Amazonas inicia a estratégia de multivacinação em escolas com o objetivo de avançar nas coberturas vacinais em menores de 15 anos com vacinas em atraso.
Em parceria com o Ministério da Educação, a ação segue a recomendação do Ministério da Saúde e as orientações presentes na Nota Técnica n°16.
Até 19 de abril, A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e as Secretarias Municipais de Saúde implementam a vacinação na escola em seus territórios.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a estratégia de Vacinação na Escola “é para oportunizar o acesso àqueles que desejam atualizar sua caderneta de vacinação, mas não conseguem chegar no posto de saúde no horário de rotina”, e segue a programação do Programa Saúde na Escola (PSE).
Além do reforço à importância da vacinação na prevenção de doenças imunopreveníveis, terão ações educativas entre as atividades a serem realizadas, afirma Angela Desirée, gerente de imunização da FVS-RCP.
A ação abrange todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses que estiverem faltando de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Confira as vacinas:
- Poliomielite inativada (VIP);
- Poliomielite oral (VOP);
- Pentavalente;
- Tríplice Viral;
- Febre Amarela;
- Tríplice viral;
- HPV;
- Meningocócica ACWY.