A representação da Santa Ceia, um ícone da fé cristã revoltou os cristãos.
A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada nessa sexta-feira (26), teve apresentações ao longo do rio Sena, onde embarcações transportaram as delegações dos países participantes do evento esportivo.
Entre as várias performances, um desfile inspirado na moda francesa chamou atenção ao encenar uma paródia do famoso quadro “A Última Ceia“, de Leonardo da Vinci, com drag queens.
Pintada entre 1495 e 1498, a obra original retrata o episódio bíblico da Santa Ceia, a última refeição de Jesus com seus discípulos antes da prisão e crucificação.
Atualmente, o quadro está no refeitório da igreja Santa Maria delle Grazie em Milão, na Itália.
A representação da Santa Ceia, um ícone da fé cristã revoltou os cristãos, alguns consideraram a encenação desrespeitosa dizendo se tratar de cristofobia.
A vereadora evangélica Sonaira Fernandes, a primeira Secretária de Estado de Políticas para mulher, expressou revolta nas redes sociais, classificando o ato como ataque à fé.
O pastor Renato Vargens, membro dos conselhos The Gospel Coalition (TGC) Brasil e do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), também criticou a performance, chamando-a de blasfêmia e um desrespeito à fé cristã.
“A abertura das olimpíadas trouxe uma blasfêmia contra Cristo ao retratar a santa ceia numa perspectiva woke. Na verdade, o cristianismo sempre foi odiado. Agora, o que vimos ao vivo em Paris foi ESCÁRNIO e DEBOCHE com a fé cristã, além, é claro, de desrespeitoso”, escreveu.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou, considerando a apresentação uma “zombaria demoníaca da fé cristã“.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a encenação, relembrando um incidente similar no Carnaval de 2019: “Vocês lembram o que aconteceu depois da encenação do Diabo pisando em Jesus no Carnaval de 2019? Com Deus não se brinca”.
Segundo o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia de abertura, distribuídas entre os cais inferiores, com ingressos pagos, e os cais superiores, com ingressos gratuitos.
Além disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) estima que 1,5 bilhão de telespectadores assistiram ao evento pela televisão e online.