A cor marrom foi escolhida para representar a campanha, levando em consideração que a maioria da população brasileira possui olhos castanhos.
Abril Marrom é marcado como o mês de prevenção, combate e reabilitação das diversas doenças que provocam a cegueira. A cor foi escolhida levando em consideração que a maioria da população brasileira possui olhos castanhos.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados.
Ainda conforme a OMS, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. Entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita.
Principais doenças
O glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, atinge cerca de um milhão de pessoas no Brasil e, quando não tratado e diagnosticado a tempo, leva à cegueira irreversível.
Já a catarata, a opacificação do olho, é reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da visão, porém sem dor. Deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista;
A retinopatia diabética é uma lesão da retina – estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior do olho. As pessoas com diabetes devem realizar um exame oftalmológico anual, na qual a pupila é dilatada com colírio, para que a retinopatia possa ser detectada e tratada o mais cedo possível.
A degeneração macular é a causa mais comum da perda de visão relacionada à idade – pessoas com mais de 60 anos – e é mais frequente em pessoas brancas. Apesar da degeneração não ter cura, pois não há tratamento capaz de reverter o dano macular, é possível conter o avanço da doença.
Prevenção
A identificação das doenças é realizada pelo médico oftalmologista, que recorre a testes para analisar a condição de cada paciente. Quanto antes o tratamento é iniciado (e quanto maior for a frequência dos exames), maiores são as chances de evitar a cegueira ou outras doenças associadas.
É importante também chamar a atenção para a prevenção da cegueira na infância. O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.
Outras recomendações incluem evitar coçar os olhos, usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos, não fumar, praticar exercícios físicos, manter uma boa alimentação e visitar regularmente o médico oftalmologista para fazer exames preventivos.