Mais de 100 pessoas em situação de rua são atendidas em ação para emissão da Carteira de Identidade Nacional no Amazonas.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com o Instituto de Identificação Anderson Conceição (IIACM), atendeu na quinta-feira (14) mais de 100 pessoas em situação de rua durante uma ação voltada para garantir direitos básicos de cidadania e igualdade. A iniciativa, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), teve como foco a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A desembargadora Joana dos Santos Meirelles, coordenadora do projeto e integrante do TJAM, destacou a importância da ação para a população vulnerável.
“[…] Estamos nessa ação porque a procura é muito grande pela identidade e eles não conseguem nenhum benefício se não apresentarem esse documento. Fico feliz com essa adesão e com essa disponibilidade do Instituto de Identificação”, afirmou a desembargadora.
- Leia Também: ‘Eu Tenho Pai’: Mutirão de reconhecimento de paternidade ocorre no Amazonas em novembro.
O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, também ressaltou o impacto positivo da emissão do documento para facilitar o acesso dessas pessoas à cidadania e a benefícios essenciais.
“Estamos nesse evento voltado a pessoas em situação de rua. […] Esses atendimentos serão processados com maior celeridade, considerando a situação de vulnerabilidade dos atendidos, a fim de que eles tenham um rápido acesso a sua documentação”, explicou Mahatma.