As vítimas estavam sendo transportadas na carroceria da picape.
Na manhã dessa segunda-feira (18), um acidente envolvendo uma picape na zona rural de Rio Preto da Eva, município a 57 quilômetros de Manaus, deixou 11 pessoas feridas, com idades entre 13 e 65 anos. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com o Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), atuou no resgate das vítimas.
Segundo as autoridades, o acidente aconteceu por volta das 9h40 no quilômetro 17 do Ramal Francisca Mendes. Uma das hipóteses é que um pneu dianteiro do veículo tenha furado, fazendo com que perdesse o controle.
No momento do acidente, as vítimas estavam sendo transportadas na carroceria da picape. Cinco viaturas do CBMAM foram deslocadas para o local para realizar os primeiros socorros.
“As informações preliminares são de que as pessoas estavam sendo transportadas na carroceria do veículo, quando ele perdeu o controle após um dos pneus dianteiros furar. Ao todo, foram 11 vítimas com idades entre 13 e 65, sendo 9 homens e 2 mulheres, incluindo uma grávida. Nossos bombeiros fizeram o atendimento pré-hospitalar, e o Dioa foi acionado para fazer o transporte aéreo das vítimas mais graves para Manaus”, informou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Nove vítimas com ferimentos leves foram levadas ao Hospital Municipal de Rio Preto da Eva. Uma mulher foi encaminhada para Manaus por ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), enquanto uma jovem de 16 anos, em estado grave, foi transportada para o Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, com apoio do helicóptero do Dioa.
“Foram várias vítimas, entre elas uma jovem, de 16 anos, muito grave, com traumatismo craniano, e nós direcionamos de imediato para o local onde uma equipe do SAMU nos acompanhou e conseguimos estabilizar essa vítima. Embarcamos ela no helicóptero e trouxemos para a base do Dioa, onde já havia uma ambulância à espera para encaminhar para o hospital”, detalhou o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva, iniciou as investigações para apurar as causas do acidente. A condutora do veículo, que registrou o Boletim de Ocorrência (BO) na unidade policial, foi ouvida e prestou esclarecimentos. As autoridades seguem investigando as circunstâncias do incidente.